Dor de cabeça todos os dias? Veja o que pode ser

Dor de cabeça todos os dias? Veja o que pode ser

É difícil encontrar alguém que não tenha sofrido pelo menos uma vez na vida por conta de uma dor de cabeça. Entretanto, mesmo sendo muito comum na população, isso não significa que a dor de cabeça pode ser considerada normal. Ela deve ser diagnosticada corretamente e tratada, podendo muitas vezes ser prevenida e, em alguns casos, investigada.

O que é dor de cabeça?
A dor de cabeça ou a cefaleia (termo médico usado para dor de cabeça) podem ser classificadas em dois grandes grupos: as primárias e as secundárias. As mais comuns fazem parte do primeiro grupo, e são chamadas assim porque são o problema em si e não um sintoma de uma outra condição ou doença. Já as cefaleias secundárias precisam de atenção, pois são decorrentes de outros problemas de saúde sendo alguns deles graves.  A dores de cabeça podem ocorrer em pessoas de todas as idades, desde o nascimento até o envelhecimento.

Sintomas
Os sintomas mais comuns de dores de cabeça são dores em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça, ou dores que afetam os dois lados na nuca, além de sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo. A duração da crise varia bastante. No entanto, em geral não impede que a pessoa exerça suas atividades rotineiras.

Dor de cabeça, tipos
Os tipos de dor de cabeça variam, também, em suas características. Enquanto algumas são latejantes, outras apresentam sensações de pontadas ou de pressão. A dor de cabeça também pode estar associada a problemas de hipertensão, sinusite, meningite e estafa. Confira os tipos:
- Dor de cabeça tensional
- Enxaqueca
- Dor de cabeça associada a sinusite
- Cefaleia em salvas

Tratamento
Mesmo as dores de cabeça consideradas comuns podem interferir na qualidade de vida das pessoas. Por isso é necessário tratamento e alguns cuidados para não prejudicar as atividades diárias. Qualquer que seja a origem da dor de cabeça, é fundamental procurar um médico. Existem dois tipos de tratamento para dores de cabeça primárias. Uma é o tratamento da crise, ou seja, no momento em que ela se apresenta agudamente e a pessoa precisa ser medicada para aliviar o desconforto. No entanto, se esse tipo de dor de cabeça tem recorrência frequente, está indicado um tratamento preventivo. As medicações variam de caso para caso, mas alguns cuidados caseiros nas crises agudas como compressas frias sobre as têmporas ou sobre os olhos ajudam a melhorar os sintomas de enxaqueca. Em casos secundários, os tratamentos para as dores vão variar de acordo com a doença que estiver desencadeando o sintoma, e são prescritos depois de uma investigação mais rigorosa.

Ansiedade: entenda o que é

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias