É preciso falar sobre a prevenção do suicídio

É preciso falar sobre a prevenção do suicídio

O suicidio ainda é um problema em todo o mundo. Boa parte dos casos podem ser evitados com o ato de desabafar, que pode acalmar demais a mente, principalmente se estiver em um momento dificil.  Guardar muitos problemas pra si, pode ocasionar um desgaste mental e desencadear várias doenças.

Sinais
Alguns sinais podem evidenciar que a pessoa precisa de ajuda, mas é preciso distinguir, por exemplo, o que pode ser apenas um momento de tristeza e o que de fato pode ser sinal de depressão, que pode ser uma das causas do suicídio. É necessário falar no assunto, prevenir e tratar, as doenças psicologicas. Boa parte das pessoas com tendência suicida ou até mesmo aquelas que não demonstram explicitamente o fato, passam por esse transtorno sem serem percebidas. A constância pelo isolamento, crises de identidade prolongadas e a clara falta de objetivos, assim como outras ações e reações que fogem de quadros isolados de tristeza, como a morte de um ente querido, por exemplo, devem ser cuidadosamente observadas. 

Apoio
 Procurar ajuda especializada com psicólogos e psiquiatras é de extrema importância para o diagnóstico e tratamento, como também, a sensibilidade da família, da escola e da sociedade como um todo. É fundamental que as pessoas próximas estejam por perto e presente para evitar que a pessoa que já está vulnerável fique sozinha. Para estar por perto não precisa ser invasivo ou insistente demais, é preciso respeitar o espaço alheio. E, o mais importante, conversar sobre o assunto sem julgar o outro.
 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias