Um dos efeitos causados pelo novo coronavírus é a ansiedade e, em consequência, pode haver um consumo excessivo de alimentos não saudáveis. Em tempos difíceis, é importante priorizar o bem-estar físico e emocional, e não podemos esquecer que a alimentação é uma grande aliada para a saúde.
A procura pelo serviço de delivery, sobretudo fast-food, aumentou nos últimos meses, seja pela praticidade, o hábito de não cozinhar, falta de tempo ou até mesmo devido ao isolamento social, já que a orientação é evitar sair de casa, somente em casos extremos.
Para quem deseja eliminar a comida pronta do dia a dia, e pretende seguir uma rotina de alimentação saudável, a melhor estratégia a ser realizada é consultar um especialista no assunto, isso porque algumas pessoas acabam exagerando nas famosas dietas, um desses métodos é o jejum intermitente, que consiste em períodos sem comer e períodos se alimentando. Mas, esse plano alimentar, sem recomendação profissional, pode trazer fatores de risco e graves consequências desde uma infecção à baixa imunidade.
Confira algumas dicas de alimentos que ajudam na imunidade:
- Frutas em geral, especialmente laranja, morango, maçã, acerola, pera e banana;
- A batata-doce é rica em vitamina A e C, que ajudam no desenvolvimento do sistema imune;
- Brócolis e couve são ricos em ácido fólico, vitamina considerada eficaz no combate a anemia;
- Os vegetais cenoura, abóbora e tomate auxiliam na defesa do organismo;
- O iogurte natural é rico em probióticos;
- A linhaça é um alimento rico em ômega 3, além disso exerce função anti-inflamatória.
A Alimentação é uma grande aliada para prevenir doenças: