Entenda como o tabagismo também pode afetar a saúde mental dos jovens

Entenda como o tabagismo também pode afetar a saúde mental dos jovens

Apesar de todas as campanhas e esclarecimentos sobre os malefícios causados pelo consumo de cigarro, o hábito de fumar ainda é muito comum, principalmente entre os jovens. Mas é preciso sempre estar atento aos diversos riscos que o tabaco causa ao organismo, inclusive à saúde mental de jovens.

Um dos fatores para o crescimento do tabagismo entre jovens está nos altos índices de ansiedade. É uma fase da vida que exige muitas cobranças, inclusive a autocobrança, e o jovem deve decidir quem vai ser, o que vem pela frente e o que ele vai ter que enfrentar.

Ansiedade

Isso tudo eleva o grau de ansiedade e demanda uma responsabilidade maior na vida. Ainda existe a cobrança dos pais sobre qual profissão ele deve seguir, muitos carregam a responsabilidade de trabalhar cedo, ter filhos. Como o tabaco é uma droga lícita, permitida por lei, eles acabam tendo acesso ao cigarro e ao álcool.

Dependência

A nicotina é uma substância que vicia, dá uma falsa sensação de relaxamento e serve como uma forma de amenizar a cobrança interna. Além disso, o cigarro tem um valor simbólico e muitos jovens o buscam por influência, para se inserir em um grupo, em um momento de busca por autonomia.

Fator de risco

Fator de risco para doenças crônicas, o tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

Saúde mental

Além dos males físicos, o cigarro também pode afetar a saúde mental dos fumantes. Existe uma relação entre o fumo e a doença mental, pois além do tabagismo predispor doenças psiquiátricas, os indivíduos que já têm doenças mentais fumam mais que outros fumantes.

Como a nicotina provoca o efeito de relaxamento, muitas pessoas que tomam medicamentos para tratar transtornos mentais fumam para reduzir alguns efeitos colaterais, como desequilíbrios hormonais, por exemplo.

Fatores emocionais

Toda pessoa que se vicia em algo tem uma situação emocional que precisa cuidar. Então, o cigarro funciona como uma válvula de escape. Muitos utilizam, mas não resolvem as questões que tem dentro de si e usam a substância para se satisfazer de maneira geral, mas não veem que aquilo piora o quadro, além de aumentar o grau de ansiedade. 

Tratamento

Além de ter total consciência sobre sua decisão, a pessoa que deseja parar de fumar deve buscar ajuda terapêutica para auxiliar na compulsão. Existem várias alternativas que inibem a vontade, como a terapia, que ajuda a entender melhor a ansiedade e a lidar com as emoções, e a questão medicamentosa, que inibe o desejo pela nicotina. Alguns não querem tomar remédios muito fortes e procuram tratamentos alternativos, como adesivos de nicotina e até técnicas terapêuticas que podem auxiliar nesse processo.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias