Entenda a diferença entre o zika vírus, a dengue e chikungunya

Entenda a diferença entre o zika vírus, a dengue e chikungunya

No último ano, os brasileiros foram surpreendidos com uma doença de sintomas semelhantes aos da dengue, identificada como zika vírus. Ele é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e seus sintomas acabam sendo confundidos com os da dengue ou chikungunya. Veja as diferenças entre as doenças.

O zika raramente tende às complicações da dengue como sangramentos, acometimentos de sistema nervoso (encefalite), fígado (hepatite), coração (miocardite). Na chikungunya, a febre é alta e as dores articulares são bem mais proeminentes podendo perdurar, em casos especiais, por anos e apresenta-se também por outras formas atípicas que incluem fenômenos hemorrágicos, uveíte (doenças oculares), retinite (doença que atinge a retina do olho), miocardite, hepatite e nefrite.

Sintomas

O zika pode causar febre - por volta dos 38 graus -, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, diarreia, náuseas, mal-estar. Além de erupção cutânea (manchas vermelhas no corpo) acompanhada de coceira intensa ou branda.

As manchas podem aparecer no rosto, tronco, membros, costas e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo zika vírus.

Tratamento

O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor. As medidas de prevenção são semelhantes às da dengue e da chikungunya. É preciso o alerta para evitar drogas como antiinflamatórios não hormonais, por exemplo, diclofenaco e etc. Existem relatos de hemorragias que podem se agravar com essas drogas. Na dúvida, o tratamento do zika deve ser semelhante ao da dengue, visto que são doenças parecidas.

Curiosidades

1. Tem uma informação que diz que o vírus foi isolado em 1947. Por quê ele veio à tona novamente?

Ele foi isolado em macacos nessa época. O isolamento foi feito pela primeira vez em humanos em 1968, na Nigéria. Ele ficou restrito as nações africanas como Uganda, Tanzânia, Egito,República Centro Africana,Serra Leoa,e Gabão, assim como em partes da Ásia incluindo Índia,Malásia,Filipinas,Tailândia,Vietnã e Indonésia.

Com o passar dos anos, viajar entre continentes a passeio, trabalho, eventos mundiais (Copa do Mundo de 2014), o vírus se instalou no Brasil devido, com certeza, ao mosquito aedes estar presente em grande quantidade em todo território nacional.

2. Existe também um período de incubação para a doença se manifestar? Qual?

O período de incubação varia entre 3 e 12 dias após o contágio pelo mosquito.

3. O tempo de vida do mosquito é curto? Se sim, como ele consegue chegar a outros países e estados?

O ciclo de vida do Aedes aegypti dura cerca de 30 dias, tendo os machos um ciclo mais breve que as fêmeas. Sendo esse tempo, atualmente, suficiente para uma fêmea infectada chegar a outros continentes por navios, aviões etc.

4. Pode levar a óbito?

Sim, como qualquer doença. Porém é raro acontecer. Alguns artigos dizem não haver relato de morte pela doença.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias