Entenda mais sobre a diabetes infantil

Entenda mais sobre a diabetes infantil

Muitas crianças desenvolvem diabetes e os pais normalmente não sabem como lidar com esse problema e ficam perdidos. O melhor é conhecer o que é essa doença e tirar todas as dúvidas para ajudar seu filho. É necessário que os pais e responsáveis consigam impor limites e regras na alimentação dos pequenos.

O que é?

A diabetes consiste na alteração de níveis de açúcar do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas.

Tipos

O tipo mais frequente na infância é o diabetes tipo 1 ,que é causada por destruição pelo sistema imune das células do pâncreas secretoras de insulina. Já a diabetes tipo 2 é muito mais frequente no adulto, porém sua incidência vem aumentando na infância devido ao número crescente de casos de obesidade infantil, nesse último caso o organismo produz insulina, mas o organismo fica resistente a seus efeitos.

Sinais

Os sintomas do diabetes tipo 1 são sede excessiva e muita vontade de urinar, também pode haver aumento do apetite porém progressivamente há perda de peso e cansaço. A demora em procurar atendimento pode ter como consequências cetoacidose diabética cujo tratamento envolve internação e pode levar à desidratação severa, vômitos e coma; Já os sintomas do diabetes tipo 2, na infância são mais brandos e muitas vezes inexistentes, podendo em casos avançados ocorrer sede, perda de peso ,cansaço e visão turva.

Tratamento

É fundamental que se inicie o quanto antes com a supervisão de um médico especialista. Como na diabetes tipo 1 o pâncreas não produz mais insulina o tratamento é realizado com aplicação exógena diária desse hormônio, controle alimentar e exercícios físicos são essenciais. No tipo 2, principalmente, mudança no estilo de vida são ainda mais importantes e podem ser associadas também medicações orais e em casos mais graves também insulina.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias