Os pequenos são cheios de energia e, por vezes, a disposição deles confunde a cabeça de qualquer um. Relatos de hiperatividade são comuns nos consultórios quando a criança apresenta um comportamento mais agitado, mas quando é feito os exames, o diagnóstico, geralmente, não se confirma.
Confusão no diagnóstico
Hoje, as crianças são munidas de muitas informações e acabam confundindo a cabeça dos pais. Por isso, é comum confundir os sintomas da Hiperatividade ou Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Normalmente, quem é diagnosticado com a doença tem dificuldade de memorizar pela falta de atenção.
Quando o TDAH é diagnosticado, são utilizadas medicações que podem ajudar no tratamento que, muitas vezes, é multidisciplinar com fonoaudiologia - se ele tem alteração de linguagem – e terapia ocupacional. Tais atividades vão estimular o paciente a treinar a sua atenção, fazendo com que ele memorize suas ações. Por isso que existe a dificuldade de aprendizado com TDAH, pois só conseguimos aprender com o que permanecemos atentos e conseguimos lembrar.
Características
A criança com hiperatividade não consegue manter-se atenta e tranquila em determinada situações. É diferente de uma agitação psicomotora, em que a criança não para quieta, gosta de movimento e de relacionar-se com outras crianças, mantendo um bom rendimento escolar.
A criança hiperativa se estiver em um consultório, por exemplo, e o médico mexer no teclado do computador, já é uma desculpa para perguntar o que foi. É difícil o sucesso em exercício de concentração, como jogo de memória e quebra cabeça. A ansiedade é um sintoma comum, bem como o transtorno de conduta, onde chutam ou o puxam o cabelo dos colegas.
Para que haja um diagnóstico correto, é preciso que os pais observem até onde esse comportamento compromete o desenvolvimento da criança.