Entenda o que é a depressão e saiba como lidar

Entenda o que é a depressão e saiba como lidar

Ser dispensado de um emprego, perder um animal de estimação ou um ente querido. Estes motivos podem deixar qualquer um triste. Mas como saber se a tristeza é, na verdade, um caso de depressão? De uma maneira geral, os sintomas de depressão se confundem bastante com sintomas de outras doenças. E saber qual a diferença entre um quadro de tristeza e um caso real de depressão não é a tarefa simples.

Isolamento, aversão às pessoas mais próximas, tristeza, falta de apetite, tom de voz muito baixo, culpa excessiva, ideias suicidas, distúrbio de sono e dificuldade de concentração. Esses são alguns dos sintomas que podem identificar uma pessoa que está passando por um processo de depressão. A depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice.

É muito importante que os familiares ou pessoas que estejam convivendo com pessoas que estão tendo sintomas como esses fiquem atentos, para identificar se isso pode se configurar um quadro de depressão e procurar ajuda o mais rápido possível.

Tristeza e depressão
Enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos. A tristeza é um sentimento normal e, de forma geral, não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da depressão, o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social.

Depressão tem tratamento
A depressão tem tratamento e tem cura.  A depressão é uma doença que exige acompanhamento médico contínuo. Quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Nos outros mais graves e com reflexo negativo sobre a vida afetiva, familiar e profissional e em sociedade, a indicação é o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise.

 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias