Equilíbrio no trabalho é fundamental para viver bem

Equilíbrio no trabalho é fundamental para viver bem

Ultimamente, as queixas mais recorrentes entre milhares de trabalhadores no mundo inteiro estão relacionadas à emoção, frequentes dores de cabeça e musculares, esgotamento físico e mental. Isso é consequência de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, que pressiona os profissionais e os cobra diariamente por melhores qualificações e resultados. 

Muitas vezes, a desmotivação vem da falta de reconhecimento, ou seja, o trabalhador, que faz de tudo para se destacar em seu emprego. Sua obstinação é tanta que passa a medir sua autoestima pela capacidade de sucesso profissional, mas não se sente valorizado como gostaria.

Síndrome e outras doenças

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso cuja causa está intimamente ligada à vida profissional. A intensidade do varia de acordo com a carga a que cada pessoa se impõe e nas suas cobranças internas. Algumas profissões, como é o caso de bombeiros, policiais, professores, bancários, médicos e enfermeiros, exigem mais dos trabalhadores e estão entre as que mais afetam o profissional com a síndrome de Burnout.

Entre as doenças que podem ser adquiridas no exercício profissional, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou os Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), são os mais comuns. As causas mais recorrentes são o estresse, a má postura ou até mesmo o uso excessivo de computador. Já a DORT, é quando o paciente contrai a doença por esforço repetitivo, ocasionado pelas tarefas da sua função.

Além das LER/DORT, os trabalhadores estão vulneráveis a outras doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade ou dores na coluna, e àquelas que afetam o psicológico, como a depressão, a síndrome do pânico e os distúrbios de ansiedade. Em todos os casos, somente um especialista da área da saúde poderá indicar o melhor tratamento.

Prevenção

Para diminuir os riscos, o fundamental é trabalhar em um local que proporcione satisfação. Para reduzir o número de casos de doenças ocupacionais e até evitar muitas delas, são indicados diversos procedimentos, como a ginástica laboral. A técnica envolve uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante a jornada, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e outros problemas de saúde.

Além disso, é importante que os trabalhadores se sintam confortáveis no exercício das funções que exercem, por isso, o olhar sensível e perspicaz do gestor é fundamental na hora de observar as aptidões dos funcionários.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias