Escovação noturna é a mais eficaz no combate às cáries

Escovação noturna é a mais eficaz no combate às cáries

A última escovação do dia com o uso de creme dental fluoretado tem mostrado bons resultados na redução de cáries. Isso é o que foi revelado em um estudo realizado pelo Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP. Os resultados dos testes revelaram que a higienização noturna pode prevenir uma série de problemas. A cárie é o mais comum deles e pode ser responsável pela deterioração total do dente.

A escovação no período da noite é a mais importante e ainda vale ressaltar que temos de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.A escovação feita antes de se deitar tem que ser mais caprichada, mas não é por isso que devemos abandonar as outras, pois a falta de costume dessa prática pode abrir portas para o surgimento de diversas doenças. Como ficamos muito tempo com a boca fechada durante o sono, é comum que haja uma maior aglomeração de Biofilme, que são placas bacterianas que se acumulam nos dentes.

Dicas que fazem a diferença

• Lembre-se do fio dental: o uso é um complemento do processo da higienização oral. Ele tem um papel fundamental na limpeza dos dentes, pois atinge lugares que a escova não alcança. Por isso esse processo deverá ser realizado todas as vezes que for higienizar sua boca, principalmente no período noturno onde o fluxo salivar é menor.

• Enxague a boca sem exagero: entre os efeitos da escovação com creme dental fluoretado estão: remoção do biofilme dental aderido aos dentes e aplicação de flúor, que atuará nos dentes limpos e nos que contenham placas bacterianas que não foram removidos pela escovação. Assim, é importante reter o flúor na saliva para agir nos dentes que não foram higienizados corretamente, e isso só ocorre quando a boca não é enxaguada várias vezes.

• Diminua a ingestão de açúcar: para o controle de cárie, o primeiro passo que deve ser tomado é a redução do açúcar na ingestão diária. O consumo frequente de balas ou bebidas açucaradas acelera o desenvolvimento dessas lesões.

• Não escove os dentes com força: o excesso de força na escovação pode trazer sérios riscos à saúde bucal como: o desgaste dental e a recessão da gengiva. Por isso é importante se ter uma escovação suave e continua para se obter o melhor resultado.

• Escove os dentes de duas a três vezes por dia: para se obter o melhor efeito, após ter uma boca higienizada, não se faz necessário escovar os dentes todas as vezes que comi algo. Uma higienização correta, realizada de duas a três vezes ao dia com creme dental com flúor, é suficiente para controlar cárie e doença periodontal.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias