Exame de Papanicolau é importante forma de prevenção contra o câncer de útero

Exame de Papanicolau é importante forma de prevenção contra o câncer de útero

A Jornalista e apresentadora da TV Globo, Fátima Bernardes, de 58 anos, anunciou recentemente em suas redes sociais que foi diagnosticada com câncer de útero na fase inicial.

De acordo com os especialistas, existem dois tipos de câncer de útero: de colo de útero e de endométrio. O de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres. Ele é decorrente de subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano). 

Sintomas do câncer de colo de útero

1. Sangramento vaginal depois das relações sexuais, no intervalo entre menstruações ou após a menopausa.
2. Corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro.

Sintomas do câncer de endométrio

1. Sangramento vaginal no período pós-menopausa ou na pré-menopausa, com frequência e intensidade diferentes das menstruações habituais.
2. Dor ou sensação de peso na pélvis
3. Corrimento vaginal na pós-menopausa.

Diagnóstico e tratamento

Médico oncologista do Sistema Hapvida, o doutor Alexandre Gomes explica que uma das formas de identificá-lo é por meio do exame de papanicolau, por isso esse exame se torna uma ferramenta importante na prevenção. “Na maioria dos casos o câncer de útero é causado pelo vírus do HPV. Por isso, é importante a realização do papanicolau. Uma das formas de prevenção é fazê-lo anualmente. Outra forma de prevenção é a vacina contra HPV, que é aplicada nas meninas de 9 a 14 anos e nos meninos de 11 a 14 anos”, completou.

O médico cita que este tipo de tumor atinge, com maior frequência, mulheres relativamente jovens. “Com idade entre 30 e 40 anos. É um tumor de incidência bastante alta no norte e nordeste. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, ficando atrás do câncer de mama e de cólon”, disse. O tratamento do câncer de útero dependerá do tamanho do acometimento e pode ser com cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

No câncer de colo de útero, a cirurgia pode ser desde a retirada do útero até a retirada de um pedacinho do colo. Dependendo do quadro, sessões de quimioterapia e de radioterapia fazem parte do tratamento dos dois tipos de câncer de útero.

Entenda também:

- Relação entre o ciclo menstrual e a atividade física
- Os riscos de contaminação do HPV

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias