Excesso de doces na pandemia podem prejudicar o organismo

Excesso de doces na pandemia podem prejudicar o organismo

O isolamento social influencia cada vez mais nas mudanças de hábitos da população, sobretudo, na alimentação das pessoas, tendo em vista que, a ingestão de alimentos não saudáveis, principalmente, o consumo exagerado de doces, pode trazer grandes problemas de saúde.

Mas afinal, qual o consumo aceitável de açúcar?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o consumo de açúcar diário, no Brasil, representa uma média de 18 colheres de chá de açúcar (cerca de 80g) por dia. Isso corresponde a um total 50% maior que o limite de consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12g/dia.

Para a nutricionista do Sistema Hapvida, Verônica Petry, nutricionista do Sistema Hapvida, tudo depende de como você coloca a sua alimentação em equilíbrio. “Não precisa excluir o doce da sua vida, porque você precisa de um equilíbrio para que o seu sistema imunológico consiga trabalhar nesse momento tão crítico. Portanto, lembre-se de consumir uma boa quantidade de água, frutas, verduras e legumes, de forma que essas ações se tornem frequentes no seu dia a dia, e lembrando que um doce de vez em quando não faz mal, mas sempre tomando cuidado que esse doce não fique de forma diária na sua vida”, destaca.

Compulsão por doces, o que está por trás?

Devido à pandemia do novo coronavírus, mais da metade da população está em casa, em home office, cuidando dos filhos e realizando atividades domésticas. O que pode ocasionar alguns sentimentos como ansiedade, depressão, medo e estresse que estão, na maioria das vezes, relacionados à compulsão por doces.

Riscos do excesso de açúcar

Quando você corta seu dedo, ele fica vermelho e inchado – essa é a resposta inflamatória padrão do seu corpo. Mas uma inflamação crônica ou um sangramento que não cessa rápido como antes podem ser um sinal de que sua alimentação tenha mais açúcar do que deveria. Muita gente não sabe, mas o consumo exagerado de açúcar pode afetar a saúde e podem causar doenças como: diabetes, doenças cardíacas, pressão alta, e também o aumento de peso e gordura no fígado. 

Se você tem essa vontade de comer doce o tempo todo, pode ser um sinal de que a sua flora intestinal está com mais bactérias negativas do que positivas. Por isso, especialistas recomendam que as pessoas façam escolhas saudáveis para sua alimentação, preferindo alimentos ricos em fibras, proteínas e vegetais frescos. Além disso, pratique exercícios físicos e consulte um profissional da saúde para manter seu check-up sempre em dia, incluindo ajuda de um nutricionista e psicólogo. Lembre-se de cuidar da saúde do corpo e da mente.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias