Pré-carnaval é sinônimo de alegria, festa e descontração. No entanto, durante os dias de folia, as pessoas podem acabar extrapolando um pouco os limites. O uso indiscriminado de bebidas alcoólicas, cigarros e até mesmo drogas ilícitas pode prejudicar a saúde do folião, principalmente aqueles que já possuem algum problema crônico.
Para a festa não terminar mal, é necessário ter cautela durante a curtição. Fatores como privação do sono, desidratação e esforço físico excessivo podem levar ao agravamento de doenças. O ideal é que os foliões tenham cuidado para não exagerar no uso de bebidas alcóolicas, no cigarro e outras drogas; o consumo frequente pode ocasionar em um aumento permanente da pressão.
Por isso, alguns cuidados devem ser seguidos para que a festa não acabe no hospital. Para quem pensa em dançar e pular durante os quatro dias de folia, a recomendação é se preparar como se fosse participar de uma maratona.
Dicas
É recomendável usar protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves (preferência de algodão), evitar ficar exposto ao sol por muito tempo e não se exceder nos exercícios físicos.
Quanto à alimentação, antes das festas, recomenda-se não ingerir alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento. Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas.
Também vale frisar que portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, alergia a glúten, por exemplo) não podem interromper as medicações durante o período da folia.