Exercícios físicos na terceira idade: saúde para o corpo e para a mente

Exercícios físicos na terceira idade: saúde para o corpo e para a mente

Exercitar-se é fundamental para manter a saúde do corpo e a mente tranquila. Hábitos saudáveis e rotina disciplinada quando aliados a exercícios físicos são estímulos essenciais na prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida, principalmente, na terceira idade. 

A partir dos quarenta anos, a população em geral começa a ter perda de massa muscular e óssea, fator que tende a aumentar com a chegada da terceira idade. Entretanto, é possível iniciar uma prática esportiva, com moderação, depois dos sessenta anos. 

O fisioterapeuta do Sistema Hapvida, César Virgínio, lembra que, a princípio, é preciso fazer uma avaliação médica. "Já com um atestado médico e sua ficha de anamnese preenchida, o aluno poderá fazer uma aula experimental para ver se aquela atividade atende a sua necessidade e está adequada à capacidade física", alerta.

César Virgínio explica que antes de iniciar qualquer prática esportiva, é necessário estar atento às seguintes recomendações: mesmo que seja qualquer atividade física, comece aos poucos; respeite os seus limites e faça a progressão dos exercícios com cautela; mantenha uma boa  alimentação; beba bastante líquido e tenha uma boa noite de sono.

O convívio social com outras pessoas é um dos benéficos que pode levar a uma estabilização de certas doenças neurológicas, dentre elas: Alzheimer e Parkinson. Outros problemas de saúde ligados à hipertensão, diabetes e obesidade também se agravam nesta faixa etária, podendo ser amenizados com a prática desses exercícios.

Confira abaixo mais benefícios que a prática do exercício físico proporciona aos idosos:

- Prevenção da perda óssea;

- Manutenção do tônus muscular;

- Melhora do sistema cardio-respiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos;

- Reduz as dores musculares;

- Aumenta o fortalecimento do sistema imunológico;

- Ajuda no combate a depressão.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias