Fake news pode interferir na sua vida pessoal

Fake news pode interferir na sua vida pessoal

Quem nunca recebeu uma notícia e compartilhou sem confirmar a veracidade da informação? Ultimamente, isso está se tornando cada vez mais comum nas redes sociais. Conhecido como fake news ou notícia falsa, basta uma imagem e um texto com informações aparentemente confiáveis para que comecem os acessos e os compartilhamentos.

Dependendo do grau de ingenuidade ou desconhecimento, uma pessoa torna-se facilmente consumidora e reprodutora de boatos. A mente humana é levada a decodificar as informações que recebe de acordo com as experiências que já vivemos. Além disso, tem a questão do senso crítico, que é mais apurada em quem costuma estar atento ao mundo ao seu redor.

Cuidados na rede

A partir do momento que começam os compartilhamentos nas redes, se torna muito mais difícil reverter o que foi divulgado em determinada notícia. Por isso, é muito importante ter conhecimento do conteúdo que será exposto, seja texto ou imagem. O meio virtual está cheio de pessoas com diversos perfis psicológicos e muitas que atuam nesse ambiente têm intenção apenas de prejudicar a imagem de qualquer pessoa ou causar pânico.

O ideal seria checar uma informação antes de repassá-la, mas, na pressa, muita gente acaba reproduzindo todo tipo de conteúdo. Compartilhar notícias falsas pode prejudicar a vidas, gerar ansiedade e causar danos difíceis de reverter.

Por isso, fique atento e sempre veja a veracidade das informações.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias