Febre maculosa, o que preciso saber?

Febre maculosa, o que preciso saber?

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

A incidência da febre maculosa é mais comum em pessoas que vivem ou frequentam áreas rurais infestadas por carrapatos. Mas que tem contato com animais como capivaras, cavalos, vacas e cachorros com carrapatos também aumenta o risco de contrair a doença.

Quais os sintomas da febre maculosa ?
Os sintomas da febre maculosa são inespecíficos e podem ser muito parecidos com outras doenças. Os primeiros sintomas são: febre alta, acima de 39ºC, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, dor abdominal, cansaço e perda de apetite. Entre o segundo e quinto dia da doença é comum surgirem manchas vermelhas na pele. A erupção cutânea geralmente aparece inicialmente nos pulsos e tornozelos, podendo se espalhar para outras áreas como as palmas das mãos e as solas dos pés. No entanto, algumas pessoas que estão infectadas com a febre maculosa não desenvolvem uma erupção cutânea, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.

Quanto tempo dura a febre maculosa e como é o tratamento?
A transmissão da Febre Maculosa, em seres humanos, é basicamente por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença. Os carrapatos permanecem infectados durante toda a vida, em geral de 18 a 36 meses. O período de incubação da doença, ou seja, período da infecção até manifestação dos primeiros sintomas, é de 2 a 14 dias, mas varia de acordo com cada pessoa. O tratamento precoce da Febre Maculosa é essencial para evitar formas mais graves da doença e até mesmo a morte da pessoa. Quanto mais cedo o paciente buscar uma unidade de saúde após a manifestação dos sintomas, maior será a chance de melhoria no quadro. O tratamento é feito com antibióticos específicos e, em alguns casos, a pessoa precisará ser internada. Todo o processo dura cerca de 10 dias.

Febre maculosa, prevenção e diagnóstico
Atualmente não existe nenhuma vacina eficaz contra a Febre Maculosa, mas é possível adotar algumas medidas para prevenir a doença. Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas. Use repelentes de insetos: atualmente já existem repelentes contra carrapatos no mercado. Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos: após três horas de exposição à áreas de risco é preciso verificar se há a presença de algum carrapato no corpo. Após esse período, o inseto já terá transmitido a bactéria para a pessoa. A febre maculosa pode ser muito difícil de diagnosticar já que seus sintomas são similares aos de outras doenças, como leptospirose, dengue,hepatite viral, salmonelose, encefalite, malária e sarampo. No entanto, além da avaliação clínica, na qual o médico perguntará onde você mora ou se esteve em locais com grandes chances de ter sido picado por um carrapato, ele irá solicitar também uma série de exames que contribuem para o diagnóstico. Os testes laboratoriais mais indicados são: Exame de sangue, uma vez que anemia e plaquetopenia são achados comuns e podem auxiliar a suspeita diagnóstica, biópsia de erupção cutânea com coloração de anticorpos fluorescentes para detectar organismo, teste sorológico agudo e convalescente.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias