Com a chegada das férias escolares e a permanência das crianças em casa por mais tempo, os cuidados com acidentes domésticos precisam ser redobrados. O número de acidentes nessa época do ano aumenta muito, mas isso pode ser evitado.
Atenção
A maioria das ocorrências é relacionada à queda, principalmente da cama, cadeira e mesa. Choques em tomadas baixas, queimaduras, afogamentos e móveis que viram em cima das crianças também são comuns. Por isso é importante ficar atento para combater os riscos com muita vigilância e prevenção. É fundamental que haja sempre alguém com as crianças para supervisionar o que elas estão fazendo e se estão sofrendo riscos.
Dicas
Use protetores nas tomadas e nas quinas dos móveis, coloque redes de proteção nas janelas e piscinas e nunca deixe os cabos das panelas voltados para fora. Em espaços públicos com muitas pessoas, não solte a mão dos pequenos e não deixem eles sozinhos com estranhos. Na praia e na piscina, é necessário ter cuidado com a exposição ao sol e com os riscos de afogamento. Lembrando que não é permitido que eles entrem sozinhos no mar. É importante arranjar atividades que possam distraí-los e afastá-los dos riscos.