Férias: quebra da rotina também é importante para o aprendizado

Férias: quebra da rotina também é importante para o aprendizado

Janeiro é o mês de férias escolares e as crianças aguardam ansiosas por este recesso para dormir por mais tempo e sair com os amigos. Mas, e para a família, como transformar este período em dias de diversão, crescimento e aprendizado? Brincadeiras em grupo, leituras, idas ao cinema ou teatro e até mesmo programas de TV e o vídeo game, em medida balanceada, podem garantir boas horas de diversão e, principalmente, um alívio na rotina tão fundamental para o desenvolvimento intelectual quanto as aulas.

Programar atividades para as férias não é um problema. Organizar com os filhos brincadeiras em grupo, por exemplo, pode ajudá-los a desenvolver habilidades sociais e mentais. As viagens trazem novas experiências e oportunidade de conhecer lugares diferentes. Às vezes, não é preciso nem sair da cidade. Uma volta por um bairro diferente ou um passeio fora do roteiro diário já enriquecem o repertório das crianças.

Deixar a criança aproveitar a folga livremente também não significa dizer que está tudo liberado. Os exageros também podem ser prejudiciais. Os vídeo games e o tempo em frente ao computador, por exemplo, costumam prender as crianças por horas e horas, em detrimento do convívio com outras pessoas e realização de outras atividades.

Na alimentação, as frutas proporcionam uma infinidade de opções e podem ser consumidas a qualquer hora do dia. A família e a criança  podem juntas elaborar diversos cardápios como saladas de frutas, sucos, vitaminas, bolo simples, opções também de preparações regionais como tapiocas. Estes alimentos representam uma ótima fonte de energia, pois combinam proteínas e vitaminas que fortalecem e estimulam a imunidade do organismo, além de conterem fibras que auxiliam no processo digestivo e controlam a saciedade. Com saúde e equilíbrio é possível voltar à rotina na escola com mais disposição. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias