Festa junina: veja como pode deixar a mesa do seu arraiá mais saudável

Festa junina: veja como pode deixar a mesa do seu arraiá mais saudável

Estamos em pleno mês de junho e todo mundo sabe que este é um período que as comidas típicas, próprias deste tempo, passam a fazer parte do cardápio de muitas famílias brasileiras. Milho, canjica, pamonha, arroz doce, pé de moleque, entre outras tantas guloseimas, são comidas típicas obrigatórias das famosas festas juninas.

Ele é considerado o mês mais esperado no Nordeste brasileiro. Neste ano, novamente, pode até não ter aquela festança recorrente como nos outros anos passados, devido à pandemia da Covid-19, mas a data é celebrada pelas famílias de diversas formas, desde as celebrações feitas em casa até as chamadas de vídeos.

Para alguns, essa época também é sinônimo de sair da dieta e experimentar todos os sabores. O nutricionista do Sistema Hapvida, Alexandre Neves, alerta para os excessos. “Essa época é uma das mais difíceis para quem busca uma alimentação saudável pela diversidade de alimentos típicos. Porém já existem muitas opções fit para os mais exigentes”, ressalta o especialista.

Para que o prato fique mais saudável é possível fazer algumas trocas na hora da preparação. O especialista recomenda as opções de consumo mais naturais, sem adição de sal ou gordura em excesso como, por exemplo, o milho verde cozido, batata doce sem óleo, pipoca e o acréscimo de biomassa de banana verde nas receitas de bolo para aumentar o teor das fibras.

Segundo o nutricionista, “o milho, fonte de fibras para saúde, rico em vitamina A e E, é um alimento que proporciona fonte de energia, bem como melhora no funcionamento do organismo”. Mas, apesar de trazer benefícios, a preparação dos pratos com outros ingredientes pode não ser tão saudável. 

“Os produtos que levam nas comidas típicas, como manteiga e açúcar, podem acarretar problemas futuros. Sendo também prejudicial a um paciente diabético ou hipertenso”, ressalta Alexandre Neves. Portanto, se o seu objetivo é comer sem culpa vale a pena buscar opções diet ou mais naturais dos seus pratos mais famosos, ou então comer alimentos orgânicos e ainda assim típicos, como milho.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias