Fique atento aos acidentes domésticos mais recorrentes

Fique atento aos acidentes domésticos mais recorrentes

As férias escolares são sinônimo de diversão, mas os cuidados com a criançada solta, principalmente dentro de casa, devem ser redobrados. Muitos pais conseguem férias do trabalho no mesmo período, mas nem sempre é possível. O importante é ficar em alerta para previnir que os acidentes domésticos aconteçam, jamais deixando as crianças sozinhas em casa.

Alerta

As lesões ou acidentes não intencionais são as principais causas de mortes em crianças de 1 a 9 anos. Os acidentes domésticos são responsáveis, anualmente, por mais de cinco mil óbitos e cerca de 110 mil hospitalizações.

Situações como queimaduras, choque elétrico, afogamento, queda, envenenamento por plantas e animais estão entre as principais ocorrências e, segundo o levantamento, 90% dos casos poderiam ser evitados. É necessário tomar alguns cuidados para evitar quaisquer incidentes e prevenir problemas desse tipo.

Cuidados em casa

Dependendo do grau de aprendizado e conhecimento da criança, deve-se sempre avisar dos riscos que os ambientes oferecem. Um dos exemplos é evitar correr dentro de casa, principalmente na área da cozinha, além de evitar pedir para a criança executar algum serviço doméstico de autonomia do adulto.

Além das orientações, é preciso também criar um ambiente adequado que proporcione segurança para as crianças. O ideal é sempre estar alerta e tentar desenvolver um espaço, um local em que não exista o risco de acidentes graves, garantindo que não ocorram problemas como queimaduras a vapor ou intoxicação por produtos químicos (limpeza, remédios e outros).

Primeiros socorros

Algumas pessoas têm o hábito de movimentar a vítima e socorrê-la sem o auxílio dos profissionais. Porém, é necessário ter cuidado, pois isso pode causar traumas maiores. Os primeiros socorros variam de acordo com o tipo e a gravidade do acidente, mas o ideal é não movimentar a vítima se não tiver certeza de que o procedimento está sendo feito corretamente.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias