Glaucoma pode gerar perda total da visão

Glaucoma pode gerar perda total da visão

Mesmo com o tempo cada vez mais corrido, é necessário separar um momento para ir ao médico, fazer exames e revigorar a saúde, incluindo a avaliação de um oftalmologista, médico responsável pelo atendimento e prevenção de doenças oculares.

Uma doença que afeta o campo visual é o glaucoma, causado pela elevação da pressão intraocular (dentro do olho), o que ocasiona lesões no nervo ótico e prejudica a visão. Nos casos mais graves, o glaucoma pode levar a cegueira. 

De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, no cenário de saúde atual, a doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. A estimativa é que mais de um milhão de brasileiros são afetados. Raramente, apresenta sintomas ou desconforto no paciente.

Para o oftalmologista do Sistema Hapvida, Roberto Pinto Coelho, a pressão intraocular é o tônus natural do olho. "O paciente não sente nada se tiver pressão intraocular aumentada em 99% das vezes. Apenas sente dor se tiver um tipo de glaucoma agudo, que é muito raro", destaca.

Dicas para prevenção e diagnóstico

- O aumento da pressão dentro do olho pode ser devido a causas como idade, histórico familiar ou inflamações; 
- Para evitar a gravidade do glaucoma, a melhor opção é marcar uma consulta com um oftalmologista anualmente para realizar o exame de pressão ocular e, dependendo do caso, ele indicar um colírio para o tratamento; 
- Ele pode ser moderado com uso de medicamentos adequados; 
- O diagnóstico é por meio do exame oftalmológico completo, que pode retardar a doença.

Tratamento

O oftalmologista do Hapvida aponta que em caso de agravamento da doença, o paciente pode perder a visão de forma permanente. “O risco é perder a visão ou parte dela. Geralmente, começa a perder a visão lateral até chegar a ter visão tubular e cegueira total, completa.

O tratamento é feito por meio de colírios que vão diminuir a pressão intraocular, mas em alguns casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia. A boa notícia é que a doença pode ser controlada, se tratada corretamente.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias