Gripe e Resfriado: o que fazer?

Gripe e Resfriado: o que fazer?

Nesse período do ano, os casos de gripes e resfriados se tornam mais frequentes e, embora sejam doenças bem conhecidas da maior parte da população, ainda existem muitas dúvidas quanto ao diagnóstico e tratamento dessas doenças. Mesmo se tratando de vírus, na maioria das vezes, simples, o acompanhamento médico é muito importante, tanto para evitar complicações quanto para reduzir o risco de contágio.

 

Diferenciação

Só um profissional de saúde poderá fazer essa distinção e prescrever o tratamento adequado. Porém, uma das diferenças mais comuns é o tempo de permanência da doença. O resfriado, geralmente, não dura mais que três dias e o desconforto é menor. Já a gripe dura em torno de sete dias, com sintomas mais severos. Um dos sinais de alerta para a gripe é a febre persistente e prolongada, acima de 39 graus Celsius.

 

Tratamento

Não há tratamento específico para as viroses, mas existem medidas para a preservação das funções vitais do paciente, evitando que o quadro clínico evolua para situações mais graves. Essas medidas só podem ser decididas após avaliação médica. Além de seguir a prescrição médica, em casa, o paciente deve ingerir bastante líquido (de preferência água e sucos naturais), de dois a três litros por dia. Alimentação de fácil digestão, como frutas e verduras, também é importante para a fase de recuperação.

 

Prevenção

Os cuidados que podem ser adotados para reduzir as chances de contaminação ou transmissão para outras pessoas são:

- Lavar as mãos com água e sabão (principalmente depois de usar o banheiro);

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies onde há aglomeração;

- Usar lenço ao tossir e espirrar. É importante evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas), e ambientes fechados, onde circulam muitas pessoas.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias