Gripe, resfriado ou alergia? Saiba como diferenciar e tratar

Gripe, resfriado ou alergia? Saiba como diferenciar e tratar

A alternância de umidade elevada, devido às chuvas, e ar mais seco, de quando sai o sol, com temperaturas mais altas e mais baixas, é a condição ideal para a dissipação de vírus, ainda mais que este é um período em que as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados. Soma-se a isso o fato de o corpo humano não gostar de grandes oscilações na umidade e temperatura do ar, já é de se esperar uma onda de gripe, resfriado e alergias. Típicos do inverno, nem sempre a pessoa precisa ir ao pronto atendimento ou hospital. Para quem está em dúvida, o Sistema Hapvida oferece atendimento on-line no conforto da casa, é a teleconsulta.

Sintomas como coriza, espirros, obstrução nasal são os problemas de saúde mais comuns e muitas vezes confundem as pessoas que, sem ter uma clareza para um diagnóstico assertivo, acabam agravando seus quadros com a automedicação.

Sintomas
De acordo com a alergista do Hapvida Saúde, Adriana Miranda, a alergia respiratória se caracteriza por coriza, espirros, coceira no nariz, obstrução nasal, normalmente sem febre, que aparecem de forma repentina. A obstrução nasal e os espirros também estão presentes no resfriado comum e acontece gradualmente em torno de dois a três dias.

“O estado gripal é um pouco diferente, ele vem com febre, queda do estado geral, dores no corpo, e mais todos os sintomas iguais ao da alergia. As condições também se diferem no que diz respeito à duração da doença, sendo o quadro de resfriado e gripe sem complicações com duração de sete a dez dias, e as alergias podem perdurar por muito tempo dependendo da exposição ao alérgeno causador”, destaca Adriana.

Porém, se os sintomas incluem dor de cabeça, secreção nasal abundante e dor na face, pode se tratar de sinusite, que segundo a médica é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. “Ela pode ocorrer devido uma infecção viral ou bacteriana ou ser secundária ao quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face”, esclarece a alergista.

Diagnóstico descomplicado
A especialista ressalta que apenas um médico pode fazer correta diferenciação das doenças e posterior tratamento. “O tratamento do resfriado comum e da gripe é de suporte, com o tratamento dos sintomas, no caso da rinite faz-se necessário a utilização de medicações específicas prescritas pelo alergista, como os anti-histamínicos, corticoide nasal, entre outros”.

Em tempos de pandemia, todos esses sintomas merecem atenção redobrada, pois podem ser facilmente confundidos pelo paciente com as várias formas de manifestação da Covid-19. Por isso, o Sistema Hapvida oferece o serviço de teleconsulta para pacientes com sintomas do novo coronavírus e de urgência simples. Afinal, o diagnóstico precoce pode ajudar na recuperação rápida de doenças como a Covid-19.

Para o paciente ter acesso ao serviço oferecido pelo Sistema Hapvida, tanto para teleconsulta de urgência simples como de Covid-19, basta acessar o site das operadoras Hapvida, Grupo São Francisco, América, RN Saúde, Promed e Ame. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. Vale reforçar que o Ministério da Saúde recomenda só ir ao hospital ou pronto atendimento em casos de urgência para evitar contágio com outras doenças.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias