Hérnia de disco: saiba como prevenir e tratar

Hérnia de disco: saiba como prevenir e tratar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a hérnia na coluna é um problema que também afeta muitos jovens. A hérnia de disco, também chamada de hérnia discal, é causada pelo desgaste do material contido no interior do disco intervertebral para a área externa. Esse escape provoca a compressão da medula espinhal ou da raiz nervosa e resulta em um processo inflamatório na região afetada, o que causa muita dor.

Esse desgaste do disco intervertebral é natural e ocorre à medida que o processo de envelhecimento do organismo avança. Mas fique atento, pois pessoas jovens, ou no auge da fase adulta, também podem ser afetados com a hérnia de disco.

Causas

O envelhecimento do corpo leva, naturalmente, ao desgaste do disco intervertebral, mas existem outros fatores que podem antecipar o surgimento da hérnia, como a movimentação repetitiva, sedentarismo, sobrecarga por excesso de peso e excesso de atividade física de alto impacto são algumas das causas mais comuns dessa hérnia precoce.

Esses fatores fazem com que o disco desidrate, perca o material gelatinoso do interior e acaba tendo a altura diminuída. A capa de fibra que envolve o disco fica mais rígida e menos resistente, apresentando pontos de fraqueza. Quando uma dessas regiões se torna incapaz de conter a pressão do disco, a parede se rompe e ocorre um escape do material, o que causa compressão do nervo vizinho e provoca dor, que pode irradiar para as pernas ou braços, dependendo do tipo de hérnia.

Tipos de hérnia de disco

1)  Hérnia de Disco Protrusa: mais comum hérnia de disco. Apesar do núcleo do disco ainda não ter sido afetado, a sua forma já deixa de ser oval.

2)  Hérnia de Disco Extrusa: a parede do disco fica fissurada, permitindo o escape do material interno.

3)  Hérnia de Disco Sequestrada: forma mais grave, quando a parede do disco se rompe, o que provoca compressão extrema da raiz nervosa.

Tratamentos

Existem vários procedimentos minimamente invasivos conhecidos como “procedimentos intradiscais”. Esses procedimentos são realizados por um médico especialista em coluna. Ele introduz uma câmera guiada por Raio-X em tempo real. A ideia é avaliar precisamente o estado em que se encontra a hérnia de disco e recomendar o procedimento mais adequado para cada caso. Normalmente, para fazer essa análise, o especialista leva em conta o tipo de hérnia, a localização e as condições físicas do paciente.

Em tempo: apenas 5% dos casos têm indicação cirúrgica. São casos graves, que não responderam bem aos tratamentos e, por isso, precisam de intervenção cirúrgica. Nesses casos, a cirurgia endoscópica é uma opção não invasiva, que apresenta ótimos resultados.

A atividade física também é uma excelente aliada, porque é capaz de reforçar a musculatura e a estrutura óssea dos pacientes. Mas precisa ser orientada e acompanhada por um profissional da Educação Física. Somente ele pode direcionar as atividades sem comprometer ou causar mais prejuízos à saúde do paciente. Tudo deve ser feito em concordância com o médico responsável por casa caso.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias