Hipertensão ou pressão alta a importância de controlar

Hipertensão ou pressão alta a importância de controlar

A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é considerada como uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. A hipertensão é o aumento por longo período da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.  

A pressão é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg). Para o indivíduo ser considerado hipertenso sua pressão têm que ficar maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem  doenças renais, e cardiovasculares fica maior.

Sinais de que minha pressão está alta
Como a hipertensão é uma doença silenciosa, você pode ter pressão alta sem apresentar nenhum sintoma. Caso os sinais comecem a surgir, provavelmente a hipertensão já estará em fase mais avançada. O ideal, portanto, é detectá-la com exames. Os sintomas podem ser:  dores de cabeça, falta de ar, visão borrada, zumbido no ouvido, tonturas e dores no peito.

Alguns fatores podem colaborar para hipertensão, como o histórico familiar, ter pais hipertensos, o que aumenta em 30% o risco de ter pressão alta. A idade, a partir dos 60 anos, o que faz com que as artérias percam a flexibilidade, a obesidade, o estresse, o tabagismo, o sedentarismo e diabetes.

4 formas para combater a Hipertensão
As pessoas que sofrem de hipertensão devem ir ao cardiologista uma vez a cada seis meses; já as que possuem a pressão normal, uma vez ao ano. Se você já é hipertenso, ou tem tendência a ser, os itens abaixo servem tanto como prevenção contra a doença quanto como tratamento para estabilizar a pressão alta:

Controlar alimentação, reduzindo o sal de cozinha e os alimentos que contenham muito sal;
→ Abandone o tabagismo, caso seja fumante;
Exercitar-se regularmente;
Beba bastante água ao longo do dia;

Gostou das nossas dicas sobre Hipertensão? Conheça mais sobre as causas e tratamento para combater a obesidade.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias