A importância dos animais de estimação para o autismo

A importância dos animais de estimação para o autismo

O mundo particular, com diversas características e cheio de amor para dar é o reflexo que o autismo traz para vida de muitas crianças e adultos. Pessoas com esse transtorno de desenvolvimento podem ter dificuldades de relacionamentos externos, dificuldade de relações próximas e afetuosas com outros a sua volta. O autismo altera o desenvolvimento da linguagem, e os primeiros os sintomas já surgem nos primeiros anos de vida, existindo vários graus de intensidade e comprometimento.

No geral, uma criança do espectro autista apresenta as seguintes características: dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo. Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação.

Autismo x animais de estimação
As crianças com autismo nem sempre conseguem se relacionar com outros indivíduos facilmente, mas ter um animalzinho em casa pode fazer com que elas se sintam mais à vontade para conversar com outras pessoas sobre o seu bichinho de estimação. Os animais podem transmitir sensações de bem-estar e leveza para a relação interpessoal de crianças e adultos.

Crescer com um animal de estimação é uma experiência que melhora o desenvolvimento e a expressão de afeto, carinho e atenção. Confira alguns benefícios:

Maior socialização — o animal se torna uma parte importante das dinâmicas sociais da criança;

Maior envolvimento com as demais pessoas que compõem o lar — as brincadeiras com o animal acabam se tornando um elo de união entre toda a família;

Interesse pelo animal e estudo sobre ele — a relação faz com que a criança queira conhecer mais sobre o animal;

Redução do nível de ansiedade —  o convívio com o animal impacta no nível do hormônio do estresse.

Os animais domésticos são especialmente úteis por representarem uma forte oportunidade de comunicação do autista dentro de sua rotina. No entanto, qualquer animal pode melhorar as habilidades sociais de quem tem autismo. O mais importante é avaliar e entender a identificação individual da pessoa autista com as variedades de animais para a sua adaptação.
 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias