Infecção urinária, veja quais os sintomas e como tratar

Infecção urinária, veja quais os sintomas e como tratar

Infecção urinária, também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU), é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. A infecção urinária é desencadeada por micro-organismos, que invadem e multiplicam-se no trato urinário. Esse distúrbio acomete pessoas de qualquer idade e sexo, entretanto, no primeiro ano de vida, afeta mais meninos e, a partir dessa idade, as meninas são mais acometidas.

Sintomas de infecção urinária
A infecção urinária pode desencadear uma série de sintomas, mas também pode aparecer de maneira assintomática. Os principais sintomas são: dor ou ardência ao urinar, incontinência, aumento da frequência urinária, urina turva e com cheiro forte, dores na região inferior do abdome  e dores lombares, febre e calafrios.

Por que as mulheres apresentam mais casos de infecção urinária que homens?
As mulheres possuem risco aumentado de desenvolverem infecção urinária. Essa susceptibilidade a essa infecção está relacionada com a sua anatomia, uma vez que a uretra apresenta uma maior proximidade do ânus e é também mais curta. Devido ao fato da principal via de infecção ser a via ascendente, é fácil compreender como a anatomia favorece a contaminação por bactérias presentes no intestino da mulher.

Diagnóstico de Infecção urinária
O diagnóstico deve ser realizado por um médico através de exame de urina (urina tipo I e urocultura) e, se necessário, exames laboratoriais adicionais. Em casos de infecções é necessário realizar exames radiológicos (ultrassonografia e/ou tomografia) para melhor avaliar a gravidade e presença de fatores agravantes da infecção urinária.

Tratamento e prevenção da infecção urinária
A infecção urinária é tratada de acordo com o seu agente causador. Normalmente, faz-se o uso de medicamentos utilizados no tratamento de doenças bacterianas. Mas o médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar. A infecção urinária pode ser prevenida por meio de algumas medidas simples. Confira algumas dicas:
-Lembre-se sempre de beber muita água;
-Vá ao banheiro sempre que sentir vontade de urinar; Mulheres devem evitar o uso de duchas vaginais;
-Mulheres, ao se limparem, devem sempre utilizar o papel higiênico no sentido de frente para trás a fim de evitar que bactérias presentes na região anal contaminem a uretra;
-Urinar sempre após a relação sexual. 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias