Isolamento social: exercícios físicos fortalecem sistema imunológico

Isolamento social: exercícios físicos fortalecem sistema imunológico

Com a possibilidade de um novo período de isolamento social mais rígido, em diversas cidades do país, surge a preocupação de como ficar em casa sem a prática de exercícios físicos. Segundo estudos do Ministério da Saúde, a prática de exercícios físicos ajuda o sistema imunológico e ativa o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências da Covid-19.

Especialistas afirmam que as atividades físicas também são importantes para saúde mental. É importante estar atento as rotinas diárias e os modos de socialização. Alguns podem ocasionar picos de estresse e o aumento da ansiedade.

O Ministério da Saúde traz dicas e orientações de como manter uma rotina de exercícios físicos durante a quarentena, para crianças, adultos e idosos:

ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS

É essencial que o tempo em frente às telas (tablets, celulares e televisão) seja reduzido ao máximo possível e seja substituído por atividades físicas.

- Menores de dois anos: A música pode ser usada como incentivo nas atividades e brincadeiras, que podem variar em: engatinhar, rastejar, manipular objetos e texturas, correr ou andar.

- Entre três e quatro anos: As atividades físicas podem estimuladas por meio de histórias infantis, músicas ou brincadeiras cantadas, que incentivem as crianças a usarem a criatividade e a imaginação.  Alguns exemplos são: subir e atravessar objetos, dançar, pular corda, brincar de esconde-esconde.

- Com mais de cinco anos: Nessa idade as atividades podem ser mais intensas, sendo realizadas através de  jogos, brincadeiras e danças. Vale também brincar de esconde-esconde, de mímica, criar coreografias, pular corda, elástico e amarelinha. Videogames que estimulam os movimentos corporais também são bem-vindos.

ATIVIDADES FÍSICAS PARA ADULTOS

São recomendadas atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos. Vale dançar, pular corda, subir escadas. Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos.

- Para quem está em home office: É importante evitar longos períodos sentado.

- Para os iniciantes: Devem começar com exercícios de alongamento e relaxamento, respeitando os próprios limites. Também é possível praticar agachamentos com objetos de pouco peso (1 a 2kg).

- Para adultos que já têm contato com a atividade física: É hora de adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. Além disso, mantenha sempre o corpo hidratado e beba água várias vezes ao dia.

ATIVIDADES FÍSICAS PARA IDOSOS

Os idosos podem praticar alongamentos simples e exercícios de fortalecimento muscular. Alguns exemplos que podem ser feitos dentro de casa são:

- Levantar-se e sentar-se na cadeira algumas vezes seguidas;

- Subir escadas;

- Agachamentos com objetos leves, respeitando os limites do corpo.

- Manter o corpo ativo ajudará a ter disposição para fazer as atividades rotineiras após o período de isolamento.

Pessoas com suspeita de Coronavírus

É necessário suspender todas as atividades físicas e mantenha um repouso vigoroso. Após a recuperação completa, é possível retornar às atividades mais leves.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias