Leucemia: diagnóstico e o tratamento precoce aumentam as chances de cura

Leucemia: diagnóstico e o tratamento precoce aumentam as chances de cura

A leucemia é uma doença maligna causada pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as saudáveis. A medula é o local de formação das células sanguíneas, por isso afeta o sangue e se não cuidar, limita a vida do paciente e pode levar à morte. O diagnóstico e o tratamento precoce aumentam as chances de cura. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, existem mais de 12 tipos de leucemia, que são divididas em quatro primários: mieloide aguda, mieloide crônica, linfoide aguda e linfoide crônica, ambas com vários subtipos. A doença afeta pessoas de diversas faixas etárias e a incidência dela aumenta com o avançar da idade. Sedentarismo, consumo de álcool,  tabagismo, e má alimentação são considerados fatores de risco para a leucemia.

Diagnóstico

Os sintomas da leucemia podem variar, dependendo do tipo da doença, mas existem alguns mais comuns. Entre eles estão:

 

- Febre ou calafrios; 

- Perda de peso sem motivo aparente; 

- Pequenas manchas vermelhas na pele; 

- Suor excessivo, principalmente à noite e dores nos ossos e nas articulações;

- Desconforto abdominal;

- Infecções frequentes ou graves; 

- Fadiga e fraqueza persistentes;

- Hemorragias ou hematomas recorrentes; 

 

Tratamento

 

O médico hematologista, Daniel Ditzel Santos, do Grupo São Francisco, que integra o Sistema Hapvida, frisa que o tratamento atualmente é bastante individualizado e com boas chances de cura. “O objetivo é destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Incluir quimioterápicos, anticorpos monoclonais e, para alguns casos, transplante de medula – tanto da pessoa quanto para ela mesma ou medula doada por terceiros”, conclui. Para se tornar doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em boas condições de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante. 

Se a pessoa apresentar algum destes sintomas, é importante ir ao médico e solicitar exames de rotina. A doença pode ser diagnosticada antes de surgir qualquer um dos sinais. Uma alternativa é utilizar a telemedicina, medida que auxilia no combate à Covid-19 e permite uma avaliação médica de qualidade sem que o paciente precise sair de sua casa, com total segurança. Para realizar uma teleconsulta, acesse o site (hapvida.com.br)  ou o aplicativo do Hapvida.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias