Maio, mês das mães: especialista orienta criação de rede de apoio materno

Maio, mês das mães: especialista orienta criação de rede de apoio materno

Ser mãe não é tarefa nada fácil. Mas, ser mãe em uma pandemia acabou sendo missão para quase ‘super mulheres’. Pesquisa realizada pelo Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade de Valência apontou que sete de cada dez mulheres afirmaram estar muito mais cansadas com as mudanças ocasionadas pela crise sanitária. E a explicação vem do acúmulo de tarefas: cuidado com os filhos e a casa, trabalho fora de casa ou em home office, e ainda a educação das crianças, pois as aulas passaram a ser virtuais.

A psicóloga do Sistema Hapvida Ivana Teles propõe uma reflexão sobre a sobrecarga que muitas mulheres estão tendo nesse período pandêmico: ela recomenda uma rede de apoio para aliviar cargas. “São mulheres que acabam se sobrecarregando de responsabilidades, de atividades, chegando, muitas vezes, à exaustão. Seja por se cobrar excessivamente para serem supermães ou por tentarem atender as expectativas da sociedade”, comentou.

A especialista alerta que essas mulheres não podem entrar em sobrecarga e que não devem se cobrar demais, sempre procurando fazer o que é possível, nunca extrapolando seus limites. Ela orienta que as mães cuidem de si e tenham momentos prazerosos também.

“Mãe não é máquina, mão não é perfeita, mãe é ser humano que precisa receber cuidado, apoio e suporte”, orienta, sugerindo a criação de uma rede de apoio com pessoas próximas para ouvir e ajudar nas atividades do dia a dia. Ela ressalta ainda que as mulheres não tenham receio de pedir auxílio e nem se sintam culpadas por serem ajudadas.

Confira algumas dicas para evitar a sobrecarga emocional na pandemia.

- Tire um tempo para si mesmo;

- Pratique exercícios físicos;

- Evite o excesso de informações;

- Faça atividades para distrair os filhos, brincadeiras e leitura são ótimas opções;

- Tenha uma rede apoio;

- Monte uma rotina.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias