Manter boa postura ao usar o celular previne danos à coluna

Manter boa postura ao usar o celular previne danos à coluna

Hoje em dia, o celular é usado para quase tudo, seja nas relações profissionais ou pessoais. Engana-se quem acredita que pode manusear o aparelho sem se preocupar com a postura, pois a má posição do corpo pode trazer complicações à coluna. 

Um exemplo desses problemas é a síndrome do pescoço de texto (Text Neck, em inglês). Essa é uma doença nova da coluna vertebral, causada principalmente pelo uso excessivo de celulares e dispositivos móveis de forma geral, como tablets, etc. A má postura com que os aparelhos são manuseados, flexionando sempre a cabeça para baixo em direção ao queixo, aumenta muito o peso e a sobrecarga na coluna vertebral.

Postura

Entre os sintomas mais comuns, o primeiro a ser percebido é a dor. As deformações posturais são outras características, pois mesmo não manuseando os aparelhos, a pessoa acaba mantendo o pescoço inclinado, o que gera uma pressão constante na coluna. Os sintomas também incluem cefaleia, dor nas costas, nos ombros, rigidez muscular e formigamento. Dormências no sentido das mãos e cotovelos já são indícios de hérnia de disco.

Para melhorar do problema, a principal recomendação é mudar a postura e tentar reduzir o uso repetitivo dos celulares e eletrônicos. Outra coisa que precisa ser feita é alongamento e reforço da musculatura do pescoço e, então, a fisioterapia com medição, reposição postural, musculação. O interessante é ser acompanhado por um médico para saber qual o melhor tratamento.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias