Manter uma alimentação saudável é fundamental em caso de diabetes

Manter uma alimentação saudável é fundamental em caso de diabetes

Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis de glicemia (açúcar) no sangue, decorrente da falta de produção ou dificuldade na ação da insulina, hormônio que controla os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Alimentação
Independente do tipo de diabetes - tipo 1, tipo 2 ou gestacional, o controle da doença é essencial para manutenção da qualidade de vida. E isso passa, necessariamente, por um planejamento alimentar. A restrição da dieta para diabéticos requer equilíbrio, frequência e composição correta. Isso faz a diferença no controle da glicemia. Entre as dicas está o consumo de frutas associado a sementes oleaginosas, farelo de aveia, chia, gergelim, canela em pó e linhaça. E se for para escolher entre o suco e a fruta, escolha a fruta. Caso queira tomar o suco, nada de açúcar, nem mesmo o adoçante. Substituir por algum vegetal folhoso como couve, alface e folha de cenoura, é o mais recomendado.

Sintomas
Sede e urina excessiva, perda de peso, visão turva, fadiga e infecções genitais em mulheres costumam ser os sintomas mais comuns.

Tipos
O diabetes pode ser classificado em quatro categorias: tipo 1, tipo 2, diabetes secundário e diabetes gestacional. A principal diferença entre o diabetes tipo 1 e o tipo 2 é que no diabetes tipo 1 a produção de insulina  é reduzida de forma drástica e a glicemia em geral já se encontra bastante elevada desde o início do diagnóstico. No diabetes tipo 2 a redução da insulina ocorre de forma gradual,  assim como a elevação dos níveis de glicemia.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias