Médica infectologista do Sistema Hapvida ressalta a importância da imunização contra a gripe

Médica infectologista do Sistema Hapvida ressalta a importância da imunização contra a gripe

No dia 25 deste mês, o Sistema Único de Saúde – SUS liberou a vacina contra a gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade. Portanto, crianças, adolescentes e adultos já podem procurar as unidades de saúde pública, de acordo com o calendário de vacinação de suas respectivas cidades, para vacinar-se.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão sendo responsável por elevadas taxas de hospitalização.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Segundo a infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, é muito importante que as pessoas procurem as salas de vacinação para receber a dose do imunizante. “A vacinação contra a influenza permite a prevenção do surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimiza a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde”, ressalta a médica.

Silvia Fonseca defende a importância de as pessoas se imunizarem contra qualquer doença. “Por causa das vacinas, nós fomos capazes de eliminar várias doenças como a varíola, que matava milhões de pessoas e causava marcas permanentes e cegueira. Graças a campanhas muito bem feitas, conseguimos extinguir a paralisia infantil, a poliomielite, sarampo, caxumba, etc. E, agora, controlar a gripe e a covid-19”, exemplifica a médica.

A infectologista explica que hoje as vacinas protegem o ser humano desde o ventre materno. Quando o bebê nasce, há as vacinas para prevenir doenças como hepatite, meningite, pneumonia, difteria, tosse comprida e diarreia. “Há imunizantes gratuitos disponíveis para adultos e crianças. O importante é que todos conscientizem-se que vacinar-se é um ato de solidariedade, pois é uma forma eficiente de erradicarmos doenças muitas vezes graves. O Brasil tem o maior programa de imunização gratuita do mundo, uma grande vantagem para a nossa população”, finaliza Silvia Fonseca.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias