Mentira: saiba por que as crianças mentem e o que fazer para amenizar este problema

Mentira: saiba por que as crianças mentem e o que fazer para amenizar este problema

A Mentira é muito comum na fase infantil, pois, muitas vezes, as crianças fazem isso sem más intenções e por não saberem o real significado da mentira. Até por volta dos oito anos, as crianças não costumam mentir da mesma forma como os adultos. Na verdade, elas fantasiam, não enxergam problemas em dizer algo que não é real. Inventam situações ou aumentam fatos para satisfazer as próprias vontades e para manter uma boa imagem para si mesmas e para os outros.

Por que as crianças mentem?

“Já fiz minha tarefa”. “Hoje não tem aula”. “Comi tudo”. “Minha barriga dói”. “Não fui eu”. Essas são pequenas mentiras ditas por crianças cotidianamente. Mas, é importante que os pais tenham atenção a esse comportamento, tentando entender a razão daquela atitude, sempre alertando sobre as consequências que a mentira pode causar. O diálogo é sempre a chave para combater essa prática.

O ambiente escolar também pode ser um fator para que uma criança minta, já que na escola ela convive com outras crianças .
Muitas vezes, os pais têm o hábito de mentir e a crianças acabam observando e reproduzindo aquele comportamento, que passa a ser natural. Em alguns casos, a criança utiliza a mentira como uma autopreservação.

O que pode ser feito para acabar com este problema?

Evitar perguntas com armadilhas também é fundamental. Não se deve colocar a criança em xeque. Se você sabe que seu filho deveria ter devolvido o livro à biblioteca da escola, por exemplo, mas não o fez, em vez de questionar: “Você devolveu o livro?”, haja de maneira mais direta: “Vi que você não devolveu o livro, o que aconteceu?”. Castigar quem mente pode até funcionar aos olhos de alguns, mas não ensina o valor da verdade. Por meio da punição, a criança pode chegar à conclusão de que às vezes vale a pena mentir, contanto que se pague o preço por isso ou ainda que é melhor não falar a verdade para não ser castigada.

1° de Abril  

O dia 1º de Abril é conhecido como o Dia da Mentira. Não é raro encontrar alguém durante este dia contando algum fato fantasioso para um amigo, familiar ou conhecido. A prática é encarada com naturalidade e, dependendo da situação, de forma descontraída. Mentir por um dia e em forma de brincadeira não parece ser um problema, mas, o exagero pode se tornar uma compulsão, chamada mitomania.  

Mitomania

Apesar de no dia 1º de abril a mentira ser algo comum, é preciso estar atento ao dia a dia das pessoas que mentem porque a mentira em nível elevado passa a ser uma compulsão, conhecida como mitomania, que nada mais é que um distúrbio. A mitomania ocorre quando o paciente mente compulsivamente com o objetivo de se beneficiar ou prejudicar as pessoas. Quem sofre deste distúrbio tem grandes dificuldades de se relacionar socialmente e não demonstram constrangimento quando as mentiras são descobertas. 
 

Filhos, saiba mais sobre como colocar limites

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias