Mesada pode desenvolver responsabilidade financeira na educação dos filhos

Mesada pode desenvolver responsabilidade financeira na educação dos filhos

A mesada, geralmente, é um valor acordado entre pais (ou responsáveis) e filhos, para que as crianças saibam administrar com cautela seu dinheiro, aprendendo, assim, a ter alguma independência financeira. Essa prática pode contribuir para que as pessoas tenham desde cedo uma educação financeira e consigam no futuro administrar seus recursos sem fazer tantas dívidas.

É importante que os responsáveis falem aos filhos sobre sua condição financeira, para que a criança ou adolescente compreenda o porquê do valor recebido, e não busque comparações com colegas de outras realidades financeiras, assim cultivando a confiança.

 

O papel dos pais no direcionamento dos filhos

Cabe aos pais conversarem e ensinarem o valor do dinheiro, além de como administrá-lo de maneira responsável e com liberdade. A mesada e a boa administração fortalecem os laços de confiança entre filhos e responsáveis.

É necessário que os adultos se conscientizem que são o maior exemplo das crianças. Os pais precisam sempre estabelecer elos de confiança e parceria com seus filhos e não é diferente no quesito financeiro.

 

Educação financeira

A mesada é um instrumento de educação financeira, mas sozinha não ensina nada. Junto com ela, os pais têm que dar orientação, até mesmo designar tarefas mais simples para que as crianças entendam como uma troca ou recompensa. Afinal, a mesada não serve para atender às necessidades básicas de uma criança, como alimentação e educação, ela serve mais como uma forma de dar à criança ou adolescente alguma autonomia sobre o que ela deseja e pode ter. É por meio da mesada que elas vão experimentar as situações típicas da vida adulta.

Quando a criança desenvolve a ideia de valor das coisas que deseja, como um brinquedo, por exemplo, isso abre uma janela de oportunidade para ela aprender a lidar com dinheiro. Claro que o entendimento de matemática também deve ser considerado para que o aprendizado seja adequado.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias