Apesar da expectativa de vida aumentar a cada ano no nosso país, a mudança no estilo de vida, aliada a outros problemas, ainda impedem que as mulheres mantenham a boa saúde no decorrer da vida e, principalmente, quando chegam ao fim da sua vida reprodutiva. É a partir dos 40 anos que a mulher deve ter outras preocupações com a saúde.
Com a menopausa, que ocorre entre os 40 e 65 anos de idade, o corpo da mulher passa por diversas mudanças que afetam diretamente a sua qualidade de vida. A queda nos níveis hormonais causa, além dos sintomas mais conhecidos – como ondas de calor, suores noturnos, insônia, menor desejo sexual e irritabilidade –, diminuição da massa óssea, da atenção e memória.
Mudanças
As mulheres na menopausa apresentam uma baixa nos níveis de estrogênio e progesterona. Algumas não sentem os incômodos característicos da fase, já outras acabam perdendo um pouco de qualidade de vida por causa deles, e aí que fazemos a terapia hormonal. Esta terapia repõe os hormônios perdidos e melhoram vários aspectos da saúde, evitando, inclusive, a osteoporose e doenças cardíacas. A fitoterapia e a acupuntura são terapias alternativas que podem ajudar a mulher nessa fase.
Fertilidade
É importante ter o controle da natalidade mesmo após os 40 anos, porque muitas mulheres acreditam erroneamente estarem na menopausa, podendo surgir gravidez indesejada e abortos. O ideal é encontrar o método contraceptivo ideal para sua faixa etária para que não prejudique sua saúde.
Bem-estar
A alimentação e as atividades físicas devem ser parceiras das mulheres nessa faixa etária. Doenças cardíacas e dos ossos são mais comuns após os 40, por isso é fundamental controlar o peso e o equilíbrio emocional.