O que é a dor de ouvido?

O que é a dor de ouvido?

 

Dor de ouvido, é um problema relativamente comum, que pode ser provocado pelas mais diversas razões, como o uso excessivo e inadequado de cotonetes ou o hábito de coçar o ouvido com materiais rígidos, como chaves, palitos ou até mesmo a unha.

O que é?
A causa mais comum é a infecção aguda do canal auditivo, ouvido externo, nomeada como Otite Externa, mas também pode ter causas que não necessariamente são provenientes do ouvido em si, como inflamações nos dentes molares ou disfunção da articulação temporomandibular, conhecida como ATM.

Complicações
A complicação mais comum é o avanço da dor até o ouvido médio que pode causar perfuração do tímpano, membrana que separa o ouvido externo do ouvido médio, porém, em casos graves pode evoluir até uma forma de infecção óssea que necessita de internação hospitalar e por vezes intervenção cirúrgica.

Prevenção
A prevenção se dá, principalmente, evitando coçar o ouvido com materiais rígidos, vale lembrar que os cotonetes têm a função de limpar apenas o pavilhão auricular (orelha) e não devem ser introduzidos no canal auditivo para limpeza. A necessidade de retirada de cerúmen, cera do ouvido, é avaliada pelo médico e realizada com método indolor pelo profissional especialista (otorrino).

Em crianças
Em crianças, a dentição da infância pode causar inflamações com o nascimento dos dentes molares, mas também são comuns lesões por fricção (coçar) e otites após banhos de imersão, como piscina, mar e lagoa.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias