Obesidade é considerada fator de risco de Covid-19, saiba como prevenir

Obesidade é considerada fator de risco de Covid-19, saiba como prevenir

Diante do cenário atual, com a pandemia do novo coronavírus, a obesidade está relacionada com a morte de pessoas com menos de 60 anos por covid-19. Sendo assim, um dos principais fatores de risco de agravamento da doença. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  mais de 60% da população adulta é classificada com excesso de peso.

A nutricionista do Sistema Hapvida, Sonalle Carolina, alerta que pessoas acima do peso correm mais risco com o coronavírus, explica que a imunidade possui papel decisivo na infecção da Covid-19 e que alguns estudos sugerem que o Sars-CoV-2 pode invadir os adipócitos, que são as células de gordura, tendo assim facilidade em reproduzir.

“O excesso de gordura além de comprometer a imunidade ainda compromete a capacidade respiratória. Com o abdômen mais volumoso o obeso tem os pulmões mais comprimidos. É possível que a infecção se torne mais exacerbada no obeso do que em alguém que respire sem nenhuma obstrução”, relata a nutricionista. 

Nesse período de pandemia, a quarentena e o distanciamento social tiveram um impacto na rotina alimentar da população. Na maioria dos casos, o home office, novos hábitos, estresse e ansiedade, contribuem para que a  vontade de comer algo mais calórico aumente durante esses meses. Naturalmente, esses alimentos engordam com mais facilidade. 

 

Saiba 8 maneiras para você prevenir a obesidade:

 

- Para quem deseja iniciar o tratamento da obesidade, o primeiro passo é ir ao médico regularmente, esse se dá de modo multiprofissional;

- Realize consultas e exames médicos;

- É importante modificar hábitos alimentares, aposte na reeducação alimentar;

- Mantenha-se hidratado, beba água frequentemente;

- Coma apenas quando sentir fome;

- Pratique exercício físico com a ajuda de um educador físico;

- Caso seja necessário, faça acompanhamento psicológico;

- Finalmente, entenda que o mais importante não é o corpo ideal, e sim ter hábitos saudáveis e cuidar da saúde.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias