Obstrução intestinal: saiba quais as principais causas e sintomas da doença

Obstrução intestinal: saiba quais as principais causas e sintomas da doença

Cirurgião geral do Sistema Hapvida tira dúvidas sobre o problema

Fortes dores no abdômen, cólicas, enjoos e vômitos, prisão de ventre e soluços, e uma sensação de mal estar constante. Se você estiver sentindo esses sintomas, ou conhece alguém que esteja sentindo, cuidado! Você pode estar com uma obstrução intestinal.  

A obstrução intestinal é um problema que ocorre quando há um bloqueio da passagem do bolo fecal, ou seja, um bloqueio na passagem das fezes pelo intestino. Esse bloqueio pode ser parcial ou total, como explica o cirurgião geral Odicélio Silva, do Sistema Hapvida.

“A obstrução intestinal ocorre quando o conteúdo do intestino fica impossibilitado de passar normalmente pelo seu trajeto. A causa da obstrução intestinal pode ser uma compressão por tumor; pode ser pelo uso de medicamentos que diminuem a contratilidade do intestino; ou ainda pode ser uma compressão por tecido fibroso, ocasionando a diminuição do fluxo do intestino e esse tecido fibroso se forma normalmente quando o paciente faz múltiplas cirurgias abdominais”, destaca.

Ainda de acordo com o médico, a obstrução intestinal pode ter várias causas. “A obstrução intestinal não é um problema comum. Normalmente, ela só ocorre quando existe um fator obstrutivo, ou algo que impossibilite o funcionamento do intestino de forma adequada”, informa.

O cirurgião geral esclarece que a obstrução no intestino nem sempre é um caso cirúrgico, e que o problema pode ser tratado com medicamentos dependendo do quadro do paciente.

“A obstrução intestinal é considerada um problema de saúde grave e o tratamento está relacionado diretamente à sua causa, podendo ser um tratamento clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico é baseado no uso de sondas de descompressão, uso de medicamentos para melhorar os sintomas e, depois, para ajudar a recuperar a contratilidade intestinal, além de uma boa hidratação durante o período em que o paciente vai ficar em dieta zero. O jejum, nesse período do tratamento clínico, é muito importante”, afirma.

“Se o tratamento for cirúrgico, por exemplo, quando a causa é um tumor obstruindo a alça do intestino, o tratamento será cirúrgico, com a retirada dessa massa intra-abdominal e, se possível, a reconstrução do intestino nesse mesmo tempo cirúrgico”, completa.

Para o médico, assim como outros males, a obstrução intestinal pode ser prevenida com bons hábitos, como fazer atividades físicas, beber bastante água e manter uma alimentação saudável com base em fibras.

“Para prevenir a obstrução intestinal é extremamente importante uma alimentação rica em fibras, associada a uma hidratação diária. Além disso, evitar alimentos ricos em gordura, ricos em condimentos, além, claro, de uma avaliação anual, com uma equipe médica. Dependendo da idade do paciente ou possíveis causas, esse paciente precisa fazer avaliação anual, precisa fazer um exame chamado colonoscopia e precisa fazer outros exames de imagem para ver como está o abdômen, se tem algo que possa levar a uma obstrução”, finaliza.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias