Ortorexia: quando a dieta não faz bem

Ortorexia: quando a dieta não faz bem

Ter uma alimentação equilibrada e manter a saúde em dia é desejo de muita gente. O problema é que isso pode desenvolver uma obsessão por comer só aquilo que considera absolutamente saudável e resultar num quadro de ortorexia. O termo, pouco conhecido, pode explicar o que caracteriza esse distúrbio. “Ortho” quer dizer “correto”; “orexis” significa “apetite”.

Apesar de parecer paradoxal, comer exageradamente apenas aquilo que se considera saudável leva a uma dieta altamente restritiva, que despreza a importância dos alimentos e de nutrientes existentes em outras fontes. Isso causa desequilíbrio no organismo e deficiências nutricionais.

O transtorno alimentar costuma ser percebido por parentes e amigos próximos de quem o desenvolve, mas é preciso alertar que, mesmo avisada, a pessoa cria a obsessão pelos alimentos de sempre e a tendência é que o quadro piore com o tempo, a curto prazo.

 

Consequências

Inicialmente, pessoas com ortorexia evitam produtos que contenham corantes, conservantes, gordura trans, açúcares e, ao longo do tempo, passam a se preocupar também com a forma de preparo dos alimentos e até com os utensílios utilizados. Logo, evitam comer fora de casa, o que interfere diretamente no convívio social.

O quadro de ortorexia nervosa leva à restrições que causam carências nutricionais, como a anemia, a desnutrição, déficit de vitaminas e minerais, entre outras. Sem o acompanhamento adequado, tais condutas podem levar a alterações mais graves, sendo indicada internação para reajuste nutricional.

 

Tratamento

Quando se tem o diagnóstico clínico da ortorexia, o ideal é iniciar o tratamento com uma equipe multiprofissional, que inclui nutrólogo, psiquiatra, nutricionista e psicólogo. É preciso tratar as deficiências nutricionais e passar por terapia comportamental.

 

Culto ao corpo

Uma das explicações mais aceitas para esse tipo de comportamento, está no apelo midiático do padrão de beleza e do culto ao corpo. A mídia exerce grande influência e as pessoas passam a adotar dietas sem nenhuma orientação médica.

Com o crescimento das redes sociais, onde nascem “ídolos” fitness, popularmente chamados de “digital influencers” – ou influenciadores digitais, muitas vezes as opiniões sobre determinado assunto são lançadas e quem está com algum distúrbio alimentar tende a seguir o que é dito, mesmo que isso não tenha o aval de um profissional da saúde. O ideal é mesmo buscar avaliação especializada.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias