Os Benefícios da Amamentação

Os Benefícios da Amamentação

A amamentação é uma das fases de maior aproximação entre mãe e bebê. Neste período, é natural que surjam muitas dúvidas sobre a produção do leite, os tipos de alimentos que facilitam a amamentação e outros questionamentos.

Confira os Principais Benefícios da Amamentação para o bebê e para a mamãe:

1- Ajuda na proteção contra o Câncer de mama
2- Redução do sangramento pós-parto e evita a anemia
3- Fortalecimento do Sistema imunológico
4- Diminui os riscos de desnutrição
5- Diminui a ansiedade da mãe e do bebê

Mitos e verdades sobre esse momento tão importante na vida das mamães.

1. O leite empedra

VERDADE. O excesso de leite, conhecido como empedramento do leite, acontece pelo simples fato de que, no começo da amamentação, a mulher produz mais leite do que o bebê consegue mamar. Esse leite acumulado tende a obstruir os ductos mamários e causar dor, inchaço e até febre.

2. Comer doce ajuda a produzir mais leite.

MITO. Não existe fórmula mágica para aumentar a quantidade de leite no seio. Alimentos que induzam um maior consumo de água, por causarem sede, como os doces, podem contribuir com o aumento da ingesta hídrica, melhorando assim a produção de leite.

3. Mulher com seios pequenos produzem pouco leite.

MITO. O tamanho do seio é definido pelo tecido de gordura e não pela glândula produtora de leite. Sendo assim, seios pequenos podem produzir bastante leite, assim como seios grandes podem produzir pouco leite.

4. Estresse pode secar o leite do peito.

VERDADE. Fatores emocionais como estresse, traumas e depressão pós-parto podem diminuir e até cessar por completo a produção de leite.

5. O tipo de parto interfere na amamentação

MITO. Todas as mulheres podem amamentar independente do tipo de parto. O que pode acontecer com aquelas que tiveram parto cesariano é que as restrições de mobilidade e as dores podem atrasar a descida do leite, mas não impedem a amamentação.

6. A criança deve mamar a cada duas ou três horas.

MITO. A criança em aleitamento materno exclusivo deve mamar em livre demanda, ou seja, na hora que quiser. Porém, após 3 horas de jejum, aumenta o risco de hipoglicemia, devendo-se oferecer a mama ao recém-nascido para minimizar o risco.

7. Amamentar estreita o vínculo entre mãe e bebê

VERDADE. A amamentação é um momento de intensa cumplicidade entre a mãe e o bebê. Exames de imagem demonstram inclusive alterações cerebrais no bebê de acordo com o humor da mãe.

8. A alimentação na mãe não reflete no leite

MITO. Todo alimento pode influenciar no leite, principalmente os ricos em cafeína e gordura animal, porém nenhum alimento deve ser excluído sem antes ser testado. Toda mãe em amamentação deve ter uma dieta variada, rica em frutas e verduras e com uma boa ingesta de líquidos.

9. O leite materno não pode ser congelado.

MITO. O leite pode ser congelado, tanto para consumo posterior, como para doação. Em recipientes de vidro, com a tampa plástica, esterilizados, esse leite pode permanecer congelado por até 15 dias. Uma vez descongelado, deve ser consumido, pasteurizado ou descartado.

10. Um bebê com diarreia não deve ser amamentado

MITO. Bebês com diarreia devem ser amamentados, inclusive com uma frequência maior para evitar a desidratação.

11. A mãe deve lavar os mamilos antes de cada amamentação

VERDADE. Principalmente na evidência de algum ferimento ou rachadura. A higiene dos seios ajuda na prevenção de mastites (infecções no seio) e infecções gastrointestinais nos bebês.

Saiba também as Principais Dicas para quem deseja engravidar

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias