Pais de primeira viagem: como se preparar para a chegada do bebê?

Pais de primeira viagem: como se preparar para a chegada do bebê?

A paternidade passa por erros e acertos, e inicialmente chega acompanhada por dúvidas e receios, por isso, muitos pais iniciantes buscam se informar cada vez mais na tentativa de se sentirem mais confiantes, além de participarem mais ativamente da rotina junto a (o) parceira (o). Esse preparo também se aplica em casos de adoção.

Não existe um preparo efetivo para exercer a função de pai, mas estar próximo do filho desde a gestação ou da adoção, com conversas ou música, por exemplo, faz toda a diferença. Os primeiros vínculos da criança se formam nos primeiros meses de vida. Estar atento às necessidades do filho (a), brincar, ler ao dormir, sempre manter o diálogo e mostrar os limites são peças chaves para um bom desenvolvimento. Para os pais de primeira viagem, trocar experiências com outros casais também ajuda bastante. O restante virá com a experiência do dia a dia.

As primeiras preocupações
Às primeiras preocupações costumam estar relacionadas com a educação, organização da casa e cuidados com os pequenos, já que tanto a estrutura física da casa como a psicológica dos adultos mudam bastante com a chegada de um bebê.

O pai deve compreender a importância de sua presença na rotina e nos cuidados com a criança, para não reforçar o mito de que as mulheres cuidam sozinhas dos filhos enquanto os homens trabalham. A figura paterna ativa e presente faz bem para todos. Os laços começam na infância ao colocar o bebê para dormir ou acordar, carregando no colo nos primeiros dias de vida, acompanhando à amamentação, curtindo a gravidez  e “conversando com a barriga” da mãe durante toda a gestação.

Insegurança e medo
Para vencer a insegurança e o medo a melhor alternativa é conhecer as experiências de quem já passou pelo mesmo momento, como amigos e avós. A ajuda profissional de um psicólogo para acompanhar o período da gravidez e o casal contribuirá para a busca do autoconhecimento durante este processo de mudança psíquica e física que necessita de equilíbrio e bem-estar.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias