Pandemia de Covid-19 e uma vida de tiques

Pandemia de Covid-19 e uma vida de tiques

Com a chegada da pandemia, sentimentos de todos os tipos passaram a ter mais evidência entre as pessoas. O medo, o stress, a ansiedade, entre tantos outros, acabaram saindo do controle de boa parte da população. Mas se você pensa que somente os adultos sofrem com isto é que se engana. As crianças também são alvos de muitos destes descontroles emocionais.

E entre os distúrbios que podem acometer as crianças está a Síndrome de Tourette ou mais popularmente conhecido como “tique nervoso”. Ela é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano. A gravidade do tique varia de criança para criança. Uma em cada cinco tem algum tipo de tique por um período de tempo. Muitos destes tiques são leves e frequentemente não são reconhecidos como um distúrbio pelos pais e médicos e ocorre em menos de uma em cada 100 crianças. Os meninos têm três vezes mais propensão de ter tiques que as meninas, de acordo com estudos.

Em geral, eles pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos (TOC), ao distúrbio de atenção com hiperatividade (TDAH) e a transtornos de aprendizagem. É possível que existam fatores hereditários comuns a essas três condições. A causa do transtorno ainda é desconhecida.

Caracteriza-se por alguns sintomas:

- A compulsão de piscar, fazer caretas, movimentar a cabeça abruptamente, mover-se de alguma outra forma ou fazer sons é irresistível, e a ação é involuntária;
- Médicos baseiam o diagnóstico nos sintomas;
- Muitos tiques desaparecem espontaneamente.

O tique começa antes dos 18 anos de idade (normalmente entre os quatro e os seis anos de idade), aumenta em gravidade e atinge seu pico ao redor dos dez a doze anos de idade, diminuindo durante a adolescência. A maioria dos tiques acaba desaparecendo. Contudo, os tiques persistem até a idade adulta em aproximadamente 1% das crianças.

A criança com tiques pode ter outros distúrbios como:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Um transtorno da ansiedade, como o transtorno de ansiedade de separação
Problemas de aprendizagem

Estes distúrbios frequentemente interferem mais com o desenvolvimento e o bem-estar das crianças que os tiques. Algumas vezes, os tiques aparecem inicialmente quando as crianças com TDAH são tratadas com um medicamento estimulante, como o metilfenidato. Estas crianças provavelmente têm uma tendência primária de desenvolver tiques.

Adolescentes (e adultos) com tiques também podem ter:

Depressão
Transtorno bipolar
Abuso de drogas

Como ajudar alguém com Síndrome de Tourette?

- Evitar comentários maldosos;
- Não demonstrar irritação em relação aos tiques ou chamar atenção para eles;
- Não forçá-la a enfrentar gatilhos para a Tourette;
- Pessoas com Tourette não devem ser repreendidas.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias