Papai Noel e a importância do lúdico na infância

Papai Noel e a importância do lúdico na infância

Na época do Natal, muitas crianças aguardam ansiosas o presente do Papai Noel. Desde cedo, pais e mães estimulam a figura do bom velhinho no imaginário da criança e, muitos deles, têm dificuldade de falar sobre a existência do personagem natalino. Qual o melhor momento para conversar com as crianças sobre essa figura popular? Esta é uma das dúvidas que muitos pais têm.

Não há comprovação de que acreditar ou não em Papai Noel pode causar alguma interferência no processo de amadurecimento das crianças. O fato é que, com ou sem Papai Noel, é importante que as crianças desenvolvam o lado lúdico e o imaginário fomentados pelas fantasias que compõem nossa cultura.

Imaginação

O fato de as crianças entrarem em contato com a tecnologia e dispositivos eletrônicos cada vez mais cedo, além do fácil acesso à internet, geralmente faz com que descubram por conta própria a verdade sobre o personagem. Nestes casos, sobra aos pais a função de confirmar a versão.

A criatividade lúdica da criança se desenvolve ao acreditar nas histórias que se conta, que se vive. Não se trata de uma “mentira” e sim de uma construção mágica de uma história. É recomendado deixar a imaginação fluir e o amadurecimento apresentar a verdade de forma natural. Nem sempre é necessário sentar numa mesa e conversar sobre as histórias que a nossa cultura proporciona. Lidamos com essa fase como algo construtivo na vida psicológica da criança.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias