Para a superação do câncer, o apoio da família é fundamental

Para a superação do câncer, o apoio da família é fundamental

A descoberta de câncer provoca mudanças físicas e psicológicas na vida do paciente. Mas não é somente a pessoa com a doença quem sofre, mas também toda a família e amigos. O apoio, os conselhos e a companhia são fundamentais para que a recuperação de quem enfrenta um câncer seja mais tranquila.

Principalmente durante o tratamento, o que o paciente mais precisa é de solidariedade. A assistência deve ser psicológica, mas também com acompanhamentos às consultas, cuidados com a alimentação e uso de medicamentos. É importante não tratar às pessoas com câncer com pena, mas caminhar junto com elas, pensando sempre na melhora da saúde.

Ajuda profissional

O auxílio do profissional de psicologia é importante para orientar ao paciente sobre como lidar com o isolamento, questionamentos e a necessidade de romper as atividades diárias, que repercutem em diversas áreas e podem trazer prejuízos sociais e profissionais.

A família precisará de apoio psicológico se houver dependentes afetivos diretos com a paciente. Por exemplo, uma mãe que sempre esteve presente na vida de uma filha de cinco anos e, de repente, precisa se afastar por causa do tratamento. Então, esta criança precisa de apoio psicológico para lidar com a ausência.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias