Picada de escorpião pode levar a insuficiência respiratória

Picada de escorpião pode levar a insuficiência respiratória

O tempo quente e úmido, tipo desta época do ano, é considerado o ambiente perfeito para a proliferação dos escorpiões. O aracnídeo, comum na região e com fácil adaptabilidade, se abriga em áreas com baixa luminosidade natural e pode se desenvolver em grande quantidade no ambiente doméstico, principalmente em locais com pouca manutenção, como quintais com restos de construção civil, além de frestas de parede. 

Com hábitos noturnos, o escorpião oferece risco à saúde humana principalmente para crianças e idosos, que são mais propensos à evolução de sintomas graves que podem levar à morte.

Segundo o infectologista do Sistema Hapvida, Lucas Marques, para estes casos onde os sintomas estão agravados, o paciente é submetido ao soro antiescorpiônico. “O soro é indicado para o paciente que apresenta náuseas e vômitos em grande quantidade, suor intenso, agitação, tremor, arritmia, cansaço acentuado ou dificuldade para respirar. Nas crianças menores de 7 anos, também é administrado nos casos considerados moderados, caracterizado pela dor local, náuseas, vômitos e suor em menor intensidade”, explica o especialista, acrescentando que o veneno pode causar a liberação de substâncias que afetam órgãos vitais. “Em alguns casos, o coração pode ser acometido de tal forma que se torna fraco, acumulando água no pulmão e causando insuficiência respiratória”. Já no caso de adultos, Marques esclarece que em grande parte dos casos, há regressão completa dos sintomas. 

E para evitar acidentes, algumas medidas simples podem ser adotadas em casa. Organizar o quintal, mantê-lo limpo, fechar frestas de paredes e colocar telas em ralos e janelas, são algumas das opções. Altear alguns hábitos domésticos também pode evitar a presença do aracnídeo, como por exemplo, não deixar expostos resíduos orgânicos que atraiam baratas, um dos alimentos do escorpião.

Mesmo com estas precauções, se houver algum caso de picada, Lucas Marques recomenda a busca imediata de ajuda médica. “É fundamental procurar um serviço de saúde. Mesmo que ainda não tenha apresentado algum sintoma importante, é necessária uma avaliação médica, pois nesse tipo de caso, o mais importante é o diagnóstico precoce. E vale uma dica importante: se possível, leve uma foto do escorpião para identificação”, finaliza. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias