Por que algumas pessoas têm medo de palhaços?

Por que algumas pessoas têm medo de palhaços?

O palhaço é visto como um personagem que leva alegria e diversão por onde passa, porém, algumas pessoas têm medo dele. Esse medo, muitas vezes incontrolável, é conhecido cientificamente como Coulrofobia e pode acometer tanto adultos como crianças e ser resultado de traumas antigos.

Sintomas
Os sintomas da fobia podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente há um padrão, como o sentimento de pânico incontrolável e temor, mesmo quando percebe que não há nenhum perigo real; sensação de que deve evitar o que imagina ser perigo mesmo sem motivo e incapacidade de frequentar eventos que tenham a participação de palhaços. É comum também alguns sintomas físicos como a sudorese, taquicardia, ansiedade intensa, respiração dificultada e a incapacidade em controlar o medo.

Em crianças
Esse tipo de fobia é mais comum em crianças, mas, para ser caracterizado como um transtorno ou como uma sintomatologia que caracterize uma fobia, é preciso ter um conjunto de sintomas, mesmo em situações de exposição por mais de uma vez. Para as crianças, uma figura que não é comum pode causar estranheza ou medo, por se tratar de algo desconhecido, mas, após perceber que em várias tentativas de harmonização com o palhaço, ainda assim percebe-se um medo irreal, pode-se caracterizar como uma fobia específica, mas é necessário uma avaliação de um profissional.

Tratamento
Inicialmente, entende-se que as fobias podem se caracterizar como uma variação da ansiedade, então, o primeiro passo é tentar reduzir a ansiedade. A Terapia Cognitivo Comportamental possui bons resultados no tratamento de fobias, isto porque trabalha a exposição do objeto que desencadeia o medo, com uma abordagem realista e de forma gradativa. Pode ser necessário fazer uso de medicação, mas, para isto, um psiquiatra deve ser consultado.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias