Positividade tóxica: o que é e como pode nos afetar?

Positividade tóxica: o que é e como pode nos afetar?

Pensar positivo e buscar a felicidade é essencial para a nossa saúde mental. Porém, sabemos que a vida é feita de fases e, na maioria das vezes, é importante aceitar os momentos de tristeza, luto, angústia, e até mesmo raiva, para que seja possível lidar com todas as pressões da sociedade. Ignorar esses sentimentos pode nos levar ao que chamamos de positividade tóxica, termo que vem repercutindo no cenário atual.

Nas palavras de Elaine Souza, psicóloga do Sistema Hapvida, positividade tóxica é a crença de que precisamos manter uma visão extremamente positiva de toda e qualquer situação em nossas vidas. “As emoções têm um papel fundamental em nosso desenvolvimento. A partir delas, desenvolvemos autoconhecimento, resiliências, podemos ressignificar as nossas histórias e, também, tomamos decisões. Não se trata de não sermos positivos, mas, sim, de validar as nossas emoções”, relata Elaine.

Um exemplo disso são as redes sociais. Nem sempre o que é mostrado representa a vida real em sua totalidade, o que acaba elevando os padrões de vida para níveis inalcançáveis, gerando frustrações e um certo sentimento de impotência. “Essa prática vem sendo amplamente divulgada nas redes sociais. No entanto, é importante estarmos atentos em como isso pode ser prejudicial à nossa saúde mental. Só precisamos reconhecer o que está acontecendo e ver o que é possível para contornar a situação. Nesse caso, é essencial procurar ajuda de um psicólogo”, explica Elaine.

É necessário entender que não precisamos negligenciar as nossas emoções em busca de uma ideia que precisamos nos sentirmos bem o tempo inteiro. Por mais que ser otimista seja benéfico, o excesso de positividade pode ser algo tóxico. Não precisamos estar sempre contentes, buscando a vida perfeita. Momentos positivos e negativos fazem parte de uma jornada saudável. Cuidem-se!

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias