Pressão alta atinge cada vez mais jovens, alerta especialista

Pressão alta atinge cada vez mais jovens, alerta especialista

A hipertensão arterial afeta atualmente um em cada quatro brasileiros adultos no país, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença ocorre quando existe um aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo, e dentre as suas principais causas estão: obesidade, histórico familiar, consumo excessivo de sódio, estresse e envelhecimento.

Mas afinal, como identificar que uma pessoa sofre de pressão alta?

O cardiologista do Sistema Hapvida, José da Silva Leitão explica que uma pessoa é considerada hipertensa, quando mesmo em repouso a sua pressão arterial, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).

“Na maioria das vezes, a hipertensão arterial não provoca nenhum sintoma e, quando isso ocorre, significa que o paciente já pode ter tido o comprometimento de algum órgão. Isso é perigoso porque, sem um controle adequado, a pressão alta favorece o risco de doenças cardiovasculares, como AVC, infarto, insuficiência cardíaca e renal”, destaca.

Já em casos sintomáticos, o médico destaca alguns sinais como tontura, dor de cabeça, visão turva, dor no peito e zumbido no ouvido. Para diagnosticar ou até mesmo prevenir a hipertensão, a recomendação é consultar um cardiologista, pelo menos, uma vez por ano. “Também é muito importante a verificação adequada e rotineira da pressão arterial”, complementa o especialista.

O cardiologista também esclarece que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe uma idade mínima para desenvolver a doença que é considerada crônica e não tem cura. “Temos observado um número cada vez mais alto de jovens com hipertensão e isso se dá pelo sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares inadequados”, ressalta.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias