Pressão alta pode ser controlada com a alimentação

Pressão alta pode ser controlada com a alimentação

É como diz o ditado, "prevenir é melhor que remediar", principalmente no que se refere a pressão alta (hipertensão). Isso porque, a prevenção é apontada como o melhor tratamento para o problema, que pode surgir em qualquer fase da vida, em homens e mulheres.

O aumento da pressão que o sangue exerce nos vasos sanguíneos é o que caracteriza a hipertensão. Sendo considerado alto quando igual ou superior a 140x90mmHg ou "14 por 9".

Sintomas e causas

Em geral, a hipertensão não apresenta sintomas, entretanto, uma hipertensão grave ou prolongada e quando não tratada pode causar: dores de cabeça, vômito, falta de ar e visão borrada.

Existem algumas situações que podem favorecer o surgimento do problema. Obesidade, sedentarismo, elevada ingestão de sódio, baixa ingestão de potássio, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, diabetes e estresse emocional são as principais causas.

Tratamento

A adoção de um estilo de vida saudável é o principal fator na prevenção dessa patologia. Quando não tratada, a hipertensão pode levar ao aparecimento de outras patologias, como: infarto, insuficiência cardíaca, falência renal, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral (AVC).

A mudança no estilo de vida deve acontecer da seguinte forma:

- Manter um peso corporal adequado;

- Adquirir uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais e gordura mono e poliinsaturadas (azeite de oliva, oleaginosas, semente de chia, linhaça)

- Evitar o excesso de alimentos com gordura saturada (leite e iogurte integral, queijos gordurosos, carne vermelha, frituras)

- Praticar exercícios físicos regularmente

- Abandonar o cigarro

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

- Evitar o estresse

Geralmente os pacientes iniciam o tratamento da pressão alta sem medicamento, só com as mudanças no estilo de vida. Os medicamentos são utilizados principalmente quando a pressão está igual ou superior a 18 por 11 (180x110 mmHg). Por isso, é importante medir a pressão arterial regularmente.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias